Vereador propõe estímulo para idosos cursarem ensino superior
Projeto de lei (nº 2019/358) apresentado pelo vereador Paulo Magalhães na sessão ordinária desta manhã favorece o ingresso e permanência de idosos no ensino superior por meio de três medidas.
A primeira cria o programa de bolsas de estudo em faculdades e universidades para pessoas acima de 60 anos em parceria com instituições de ensino superior, por meio de convênios com a Prefeitura. Já a segunda medida estabelece que as vagas ociosas na educação superior sejam preferencialmente preenchidas por alunos idosos.
Por último, o projeto cria o título “Universidade Amiga do Idoso”, a ser entregue pela Câmara Municipal de Goiânia às instituições que aderirem a alguma das duas práticas anteriores. Os títulos serão entregues pelo presidente da Casa e por vereadores membros da Comissão dos Direitos dos Idosos numa sessão solene realizada todo ano preferencialmente em 1º de outubro, Dia do Idoso.
A medida, explica o vereador, é “proporcionar à população idosa a oportunidade de prosseguir nos estudos, aprimorar o conhecimento e cultura, inseri-la socialmente no mesmo ambiente de gerações mais nova, o que só tem a contribuir para o enriquecimento e maior diversidade do convívio universitário”.