Vereador propõe instalação de aparelhos de raio-X em escolas de Goiânia
Com recentes episódios de violência em escolas brasileiras, o assunto ganha destaque em debates na Câmara de Goiânia. Vereadores apresentaram projetos e cobraram das autoridades estaduais e municipais providências imediatas para evitar novos casos. Na sessão desta quarta-feira (12), o vereador Geverson Abel (Avante) apresentou projeto de lei (PL 118/2023) para criação do Programa Escola Segura.
Segundo o texto, o programa visa à implementação de medidas de combate e prevenção à violência em escolas públicas e privadas da capital. Entre as exigências, está instalação de detectores de metais e de aparelhos de raio-X nas unidades educacionais. "Para ter ingresso na escola, qualquer pessoa, sem exceção, estará condicionada à passagem por detector de metais e à inspeção de seus pertences em aparelho de raio-X. Sem a vistoria, não será permitido acesso às dependências da escola", explica Abel.
Armas
O vereador, porém, destaca que as medidas não resolverão 100% dos problemas relativos à segurança em escolas. "Acredito que mais de 80% dos problemas serão resolvidos, o que é um grande avanço", afirma. Segundo ele, não só o Brasil, mas o mundo vive "uma endemia de delinquência, uma onda de violência que alcançou nossas escolas. Queremos impedir entrada de armas nos estabelecimentos de ensino, para proteger professores, alunos e funcionários".