Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador propõe isenção da taxa adicional ao IPTU residencial para empresas optantes do Simples Nacional

Vereador propõe isenção da taxa adicional ao IPTU residencial para empresas optantes do Simples Nacional

por Patrícia Drummond publicado 17/02/2022 16h57, última modificação 17/02/2022 16h57
Vereador propõe isenção da taxa adicional ao IPTU residencial para empresas optantes do Simples Nacional

Foto: Mariana Capeletti

Tramita na Câmara projeto de lei autorizando o Executivo Municipal a conceder isenção da taxa adicional ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) residencial para empresas optantes do Simples Nacional que adotarem endereço residencial como domicílio fiscal. A matéria – que ainda precisa ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, antes de ir a Plenário - é de autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante). Na avaliação do parlamentar, trata-se de importante medida para auxiliar e fortalecer empresas e estabelecimentos comerciais sediadas em Goiânia.

“É dever da Câmara Municipal e da Prefeitura de Goiânia ajudar, e nunca atrapalhar, sobretudo aqueles que são os verdadeiros responsáveis por alavancar e estimular a economia da nossa cidade: o empresário, seja ele pequeno, médio ou grande porte”, argumenta Thialu, ao justificar a proposta. “O poder público não pode apenas se deleitar com altos impostos pagos pelo cidadão e/ou empresário, mas deve viabilizar meios que incentivem e fomentem geração de renda e emprego”, acrescenta.

De acordo com o projeto, as empresas que pleitearem a isenção da taxa adicional ao IPTU deverão se enquadrar nas especificações contidas na Lei Complementar n°123/2006, tais como faturamento, atividades, tipo de empresa e constituição societária para poderem exercer suas atividades em domicílio residencial. As exigências e regramentos específicos sobre Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos municipais também deverão obedecer às determinações da Lei Complementar nº 14/1992, Código de Posturas do Município de Goiânia. Além disso, o dono/representante da empresa, ou um de seus sócios, deverá,  obrigatoriamente, residir no endereço apresentado como domicílio.