Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador propõe jardins verticais em edificações ou muros de Goiânia

Vereador propõe jardins verticais em edificações ou muros de Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 22/02/2017 10h50, última modificação 22/02/2017 10h52

Preocupado com a questão ambiental da cidade, o vereador Lucas Kitão, PSL, propôs esta semana na Câmara um projeto de lei visando estruturar ou manter os chamados jardins verticais em edificações ou muros, públicos ou privados de Goiânia. Segundo ele, os jardins verticais têm conseguido grandes espaços nas maiores cidades do país, como São Paulo, por exemplo.

"A capital paulista atualizou sua legislação para permitir que as compensações ambientais sejam feitas através dos jardins verticais, devido a vantagens, como isolamento térmico, redução de ruídos externos, diminuição da poluição e melhoria da qualidade do ar", enumerou Kitão. E completou: "Até o momento não existe em Goiânia nenhuma lei regulamentando esse assunto. Cabe à Câmara, segundo a Lei Orgânica do Município, estabelecer regras de proteção ao meio ambiente e ao combate da poluição".

REGULAMENTAÇÃO

Pela proposta, jardim vertical é a face externa de edificações ou muro de vedação com o uso de estruturas intermediárias, como vasos, molduras, quadros, painéis, irrigação automática. "Mas não são considerados jardins verticais muros e fachadas recobertos com vegetação do tipo trepadeira", frisou.

Lucas Kitão, no projeto, estabelece que a área mínima da face externa de vedação deve ser de 100 metros quadrados e o revestimento da vegetação deve recobrir, no mínimo, 80% de sua superfície.

Após publicação da lei, caberá à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) regulamentar sua aplicação, prazos e as condições em que a compensação ambiental poderá ser realizada através dos jardins verticais.