Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador propõe que concessionárias do Transporte Coletivo instalem câmeras de segurança fixas em ônibus

Vereador propõe que concessionárias do Transporte Coletivo instalem câmeras de segurança fixas em ônibus

por Patrícia Drummond publicado 20/02/2020 16h35, última modificação 20/02/2020 16h34
Vereador propõe que concessionárias do Transporte Coletivo instalem câmeras de segurança fixas em ônibus

Foto: Alberto Maia

O vereador Dr.Paulo Daher (DEM) apresentou nesta quarta-feira (20) o Projeto de Lei nº 29/2020, que obriga as concessionárias do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia a instalarem, no interior dos ônibus, câmeras de segurança fixas. O objetivo, diz a matéria, é monitorar e prevenir a ocorrência de crimes e contravenções penais contra passageiros e motoristas, bem como aprimorar a qualidade da prestação do serviço na Capital.

“As pesquisas apontam que a população goianiense não se sente segura ao utilizar o transporte coletivo. Da mesma forma, não suporta mais enfrentar a constante onda de violência que afronta diretamente a dignidade humana, além de danos ao patrimônio, com a ocorrência de furtos”, destaca Paulo Daher. “Deste modo, as câmeras de segurança a serem instaladas no interior dos ônibus serão ferramentas importantes das empresas para combater a criminalidade e um dos dispositivos tecnológicos que mais podem contribuir para aperfeiçoar a qualidade na prestação do serviço pelas concessionárias”, acrescenta .

De acordo com a proposta do parlamentar democrata, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) deverá instalar um Centro de Controle Operacional, com a finalidade de registrar e armazenar, em formato MP4 (áudio e vídeo), em equipamento DVR (Digital Video Recorder), as imagens gravadas. As informações deverão ser compartilhadas com órgãos conveniados com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/GO). Ainda conforme o projeto, no mínimo três câmeras de segurança fixas deverão ser instaladas, em cada veículo, pelas empresas concessionárias.