Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador propõe Semana Municipal de Conscientização sobre as Doenças da Tireoide

por Patrícia Drummond publicado 08/06/2022 17h54, última modificação 08/06/2022 17h54
Em justificativa de matéria, Santana Gomes (PRTB) lembra importância do diagnóstico correto e do melhor esclarecimento acerca do tema por parte da população

Foto: Mariana Capeletti

Uma semana inteira oficialmente dedicada à conscientização dos goianienses sobre as doenças da tireoide. É o que propõe o vereador Santana Gomes (PRTB), por meio do Projeto de Lei nº 214/2022, que tramita desde a última terça-feira (7), na Câmara. “A medida visa resguardar o direito à vida e à saúde mediante a conscientização e o enfrentamento deste grave problema de saúde pública que, com toda certeza, atinge milhares de habitantes em nossa cidade”, destaca Santana.

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhecem sua condição. O diagnóstico muitas vezes é confundido com outras condições e os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, dentre as quais doenças cardiovasculares”, acrescenta o parlamentar.

Ações

De acordo com o projeto 214/22, a Semana Municipal de Conscientização sobre as Doenças da Tireoide, deverá ser realizada, anualmente, na semana do dia 25 de Maio (Dia Internacional da Tireoide), passando a integrar o calendário oficial de eventos de Goiânia. A ideia é que, na oportunidade, sejam divulgadas ações voltadas à conscientização da população sobre o tema, bem como promovidas campanhas educativas sobre sintomas, tratamentos e cuidados relacionados às doenças da tireoide. Campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos afins são sugeridos pelo autor da proposta, que considera, ainda, a parceria do Poder Executivo com entidades envolvidas.

As disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas por meio de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da glândula. O teste é simples, de baixo custo e acessível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa proposta considera a gravidade da doença e a importância de garantir ao cidadão goianiense o direito de discutir, conscientizar-se e participar de ações de enfrentamento ao problema”, conclui o vereador Santana Gomes.