Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador propõe semanas do consumidor e de conscientização sobre lixo

Vereador propõe semanas do consumidor e de conscientização sobre lixo

por Guilherme Machado publicado 17/03/2017 15h47, última modificação 17/03/2017 15h47

Delegado Eduardo Prado (PV) propõe a criação da Semana Municipal do Lixo Zero, a ser comemorada na última semana do mês de outubro.

O objetivo da proposta é promover a discussão com a sociedade civil organizada, o Poder Público, a iniciativa privada e a população geral propondo soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos. A ideia também é realizar palestras, fóruns, seminários e eventos, bem como promover ações coletivas de limpeza em espaços públicos. 

O vereador diz que, em média, cada indivíduo descarta em Goiânia um quilo de lixo por dia, superando a média nacional de 600 gramas. “O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para o processo de reciclagem e para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população. Tudo isso requer uma especial atenção do Poder Público e é exatamente o que este projeto procura fazer”, explicou. 

Outro projeto apresentado é a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do município da Semana Municipal do Consumidor, a ser comemorada anualmente na semana do dia 15 de março. 

Os principais objetivos são orientar e conscientizar o consumidor sobre os seus direitos, incentivar os consumidores inadimplentes a renegociarem suas dívidas, promover a educação para o consumo responsável e a formação da consciência pública voltada para a defesa dos interesses do consumidor. Como atividades, o vereador sugere a realização de palestras, workshops, mesas redondas, shows, peças teatrais e atividades junto com a rede municipal de ensino. 

“Essa semana será mais uma forma de voltar a atenção da população para algo que está presente n dia-a-dia de todos: a relação de consumo. Esta data será importante também para propiciar maior integração dos diversos órgãos e instituição encarregados em garantir o cumprimento e proteção dos direitos de defesa do consumidor”, justifica Eduardo Prado.