Vereador quer avaliações periódicas dos prédios das unidades de saúde da Prefeitura
O vereador Divino Rodrigues, Pros, disse estar preocupado com as condições das instalações das unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Goiânia. Nesse sentido, o vereador apresentou na sessão de hoje (22) projeto de lei que obriga ao Paço fazer avaliações periódicas semestrais dos prédios das unidades de saúde municipal.
"É preciso que o cidadão que busca uma dessas unidades para ser atendido que as escadas sejam sinalizadas, ter corrimão, portas com acesso a cadeira de rodas, andadores, carrinhos de bebê, bem como banheiros acessíveis a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e calçadas não obstruídas por carros ou plantas, enumerou Rodrigues.
Pela proposta, os responsáveis pela fiscalização terão que elaborar relatórios técnicos, contendo avaliação das condições físicas, ambientais, sanitárias e de acessibilidade dos prédios das unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Saúde municipal. "O relatório deverá conter igualmente diretrizes para as reformas a serem executadas, sejam elas de curto, médio e longo prazo", citou.
CRÍTICAS
Ao justificar seu projeto, Divino Rodrigues fez críticas à atuação da secretaria Fátima Mrue,afirmando que, "infelizmente, as unidades de saúde são caóticas. O cidadão merece respeito. A secretária não dá informação ao vereador, num total desrespeito. Ela centraliza tudo. O prefeito, a quem respeito, deveria exigir dela mais respeito aos vereadores", reclamou.
O vereador do Pros acredita igualmente que a aprovação do seu projeto vai contribuir para o melhor acompanhamento da situação das unidades de saúde e consequente fiscalização dos recursos aplicados pela Prefeitura nessa área.