Vereador quer criar programa Corujão da Saúde em Goiânia
Ofertar consultas e exames em horários alternativos, de preferência das 20h à meia-noite, é a finalidade de projeto de Lei apresentado nesta terça-feira, 3, pelo vereador dr Paulo Daher (DEM), na Câmara Municipal de Goiânia. O programa Corujão da Saúde deve ser implementado em hospitais e clínicas da rede pública, particular e filantrópica, conforme a capacidade ociosa de cada local.
De acordo com a matéria, o Poder Executivo organizará a disposição do serviço de saúde para que as consultas, os exames e os outros procedimentos médicos sejam feitos preferencialmente no centro de atendimento mais próximo à casa do paciente. Também será responsável de promover a organização gerencial, designando equipes para a gestão e para o desenvolvimento do programa.
“O presente projeto tem como objetivo elaborar um plano de otimização à prestação do serviço de saúde. Cotidianamente, verifica-se que, por maior que seja o esforço do Poder Público em garantir a prestação deste direito fundamental, muitas vezes os entraves orçamentários e organizacionais obstam à prestação desse serviço com a qualidade necessária aos usuários do sistema único de saúde”, justifica Paulo Daher.
Atendimento de segunda a sábado
O vereador também apresentou projeto de Lei que visa exigir o funcionamento dos Centros de Assistência Integrada à Saúde (Cais), Centro Integrado de Assistência Médico-Sanitária (Ciams), Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família (UABSF) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de segunda a sábado, em Goiânia.
“Cumpre ressaltar que é dever do poder público propiciar o fácil acesso à saúde para os que dela necessitam, assim, o atendimento aos sábados ajudaria a essa população que precisaria de atendimento básico”, assegura Paulo Daher.