Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador quer definir prazo para obtenção de licenças ambientais

Vereador quer definir prazo para obtenção de licenças ambientais

por silvana — publicado 27/06/2017 14h10, última modificação 27/06/2017 14h23

Projeto de lei apresentado nesta terça-feira,16,  pelo vereador Vinicius Cirqueira (PROS), estabelece prazo para a análise e emissão de pareceres nos processos de licenciamento ambiental. A AMMA- Agência Municipal de Meio Ambiente, órgão responsável pela emissão deses  pareceres, deverá observar o prazo máximo de 90 (noventa) dias a contar do ato protocolar do requerimento até seu deferimento ou indeferimento.

A matéria proposta faz ressalva nos casos em que houver exigência de EIA/RIMA (Estudo de Impactos Ambientais) e/ou audiência pública. Nestes casos o prazo será de até 120 (cento e vinte) dias para a emissão de parecer conclusivo. A AMMA poderá estabelecer prazos de análise, diferenciados para cada modalidade de licença: LP-Licença prévia, LI- Licença de Instalação e LO- Licença de Operação. Estas licenças  poderão ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, características e fase do empreendimento ou atividade.

RECLAMAÇÕES

Em sua justificativa, Vinicius alega que “ a questão de licenças para empreendimentos e atividades na área ambiental é objeto de queixas e reclamações constantes, em face da demora do Poder Público em dar uma resposta ao cidadão/empresa requerente”.

O vereador ressalta que sua proposta não pretende reduzir o rigor dos licenciamentos, mas,  sim,  elucidar direitos e deveres tanto da autoridade licenciadora como do cidadão/empresa requerente, bem como proporcionar segurança jurídica e  menos burocracia”, afirma Vinicius.