Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador quer pacto de Estado e Paço no atendimento a pacientes com HIV

Vereador quer pacto de Estado e Paço no atendimento a pacientes com HIV

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 16/08/2016 11h35, última modificação 16/08/2016 14h19

O vereador Elias Vaz, PSB, apresenta requerimento na sessão de amanhã da Câmara, 17, solicitando aos governos do Estado e prefeito de Goiânia um convênio para que sejam atendidos no município pacientes portadores do vírus HIV. Nesse sentido, o vereador começou hoje (16) a coleta de assinaturas dos 34 outros vereadores para enviar o documento ao governador Marconi Perillo e prefeito Paulo Garcia. "Trata-se de uma inciativa fundamental em defesa desses pacientes que não tem um local para atender essas pessoas", comentou ele.

Segundo ele, a falta de uma política de assistência aos portadores do HIV na capital "é uma coisa absurda, sem nexo. Esse programa de atendimento de ser imediatamente implantado pelo Estado e prefeitura", reafirmou.

A vereadora Cristina Lopes, PSDB, fez coro às manifestações de Elias Vaz ao dizer que "a situação, em Goiânia, é extremamente preocupante. Trabalho nessa área e posso dizer que aumentou a proliferação do virus entre os jovens, que fazem sexo sem proteção. O caso é grave, portanto, e precisamos do apoio público a essa reivindicação feita pelo colega nesta Casa".

O vereador do PSB disse que existem vagas para atender esses pacientes mas acontece que o Condomínio Solidariedade, ligado à Secretaria Estadual de Saúde, não estão atendendo esses pacientes, desde que a gestão da entidade foi transferida para a Organização Social Instituto Sócrates Guanaes.

Na sessão de hoje, o idealizador do Condomínio Solidariedade, André Luis dos Santos, ocupou a tribuna da Câmara, a convite de Elias Vaz, para falar sobre o assunto:"O portador de Aids tem uma situação muito vulnerável, precisa de um olhar atento do poder público", citou.