Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador quer promover educação urbana nas escolas municipais

Vereador quer promover educação urbana nas escolas municipais

por Michelle Lemes publicado 22/09/2017 15h24, última modificação 22/09/2017 15h24

Jorge Kajuru (PRP) apresentou projeto de Lei (PL) com o objetivo de obrigar a rede pública a ensinar noções básicas de urbanismo nas escolas municipais. A matéria, em tramitação na Câmara de Goiânia, visa disseminar conteúdos referentes à cidade, seus processos naturais, estruturais, paisagísticos, sociais, econômicos e culturais, às relações humanas, à legislação municipal e às regras de convívio, para o amplo desenvolvimento do senso de urbanidade.

De acordo com o PL, a execução ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, com participação de entidades governamentais e não governamentais. Com a educação urbana, a matéria quer promover a discussão e o entendimento das diversidades e diferenças do contexto urbano para a promoção da cultura da paz.O ensino deve ser desenvolvido ao longo do ano letivo, realizando, no dia 24 de outubro, anualmente, uma programação ampliada sobre o tema e será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar.

“Quando o indivíduo tem educação urbanística, ele passa a entender mais sobre os processos de planejamento e construção da cidade, podendo ter papel mais ativo na formação de uma sociedade mais plural, acolhedora, e, principalmente, mais consciente de sua cidadania”, justificou o vereador.