Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador quer verba diferenciada da União para saúde de Goiânia

Vereador quer verba diferenciada da União para saúde de Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/08/2016 11h55, última modificação 11/08/2016 14h43

O vereador Paulo Magalhães, PSD, vai entregar hoje (10), ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, um pedido para que seja criada uma verba diferenciada do governo federal para atender as demandas da saúde no município de Goiânia. "Vamos pedir ao ministro que seja criada essa verba ou então que seja aumentada subastancialmente os repasses para a Prefeitura da capital destinados ao programas de atendimento na saúde pública", justificou.

Uma comissão de vereadores, encabeçada pelo presidente da Câmara, Anselmo Pereira, PSDB, será recebida hoje (10) em Brasília, às 18 horas, pelo ministro Ricardo Barros. Na oportunidade, eles solicitarão a transferência de R$ 17 milhões para o Hospital Araújo Jorge que estaria em situação crítica pela falta de recursos e aumento na demanda.

Magalhães, no pedido, argumenta que o município de Goiânia passa também por dificuldade financeira em decorrência da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da arrecadação do IPTU, que, segundo ele, "não sofre reajuste há mais de 10 anos".

"Ademais", completa o vereador do PSD, "a capital goiana é referência na área de saúde e se tornou um grande pólo de atendimento de Goiás, bem como de outros Estados, como Tocantins, Pará, Maranhão e Bahia. A maioria dos 246 municípios goianos não tem estrutura hospitalar para atendimento. O governo do Estado oferece ambulâncias para os municípios para transportar pacientes para os hospitais da capital. Daí o caos instalado nesse setor nos últimos anos pela falta de recursos para atender essa crescente demanda", argumentou Paulo Magalhães.