Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador sugere campanha para doação de sangue do cordão umbilical

Vereador sugere campanha para doação de sangue do cordão umbilical

por Quezia de Alcântara publicado 03/08/2017 08h42, última modificação 03/08/2017 08h42

Matéria que incentiva mães sobre a doação de sangue do cordão umbilical e placentário foi apresentada pelo vereador Dr. Paulo Daher (DEM). Segundo ele, o cordão umbilical apresenta grande quantidade de células tronco e é um tecido de grande importância para transplantes, em especial nos casos de doenças hematopoéticas.

O parlamentar destaca, em sua justificativa, que para obter a doação desse tecido é necessário consentimento do responsável, que pode ser a mãe. “Assim é importante a divulgação sobre as possibilidades e benefícios da doação voluntária de sangue do cordão umbilical já que a chance de3 encontrar um brasileiro doador é trinta vezes maior que a chance de encontrar o mesmo doado no exterior devido às características genéticas comuns à população brasileira”.

Outra matéria do mesmo autor, que tramita na Casa refere-se à disponibilização de assentos para pessoas obesas em salas de projeção, espaços culturais, casas de espetáculo. A proposta é que tais assentos devam possuir um terço a mais do tamanho padrão, suportando, no mínimo, 250 quilos para “garantir conforto físico e segurança compatíveis a esse público”.

Daher também propôs que sejam afixados avisos com o número do Disque Denuncia da Violência contra a Mulher, o Disque 180, em hotéis, pensões, motéis, além de bares, restaurantes, casas noturnas, clubes, locais de transportes de massa, salões de beleza, academias, postos de serviço de auto-atendimento e prédios ocupados por órgãos públicos. O descumprimento da medida, em caso de aprovação, sujeitará o estabelecimento a multa no valor de um salário mínimo por infração, dobrada a cada reincidência.