Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador sugere programa de orientação e prevenção a situações de risco em escolas

por Guilherme Machado publicado 19/03/2019 17h37, última modificação 19/03/2019 17h37

Tiãozinho Porto (PROS) apresentou o projeto de lei n° 2019/00087 que sugere a criação do Programa Conhecer para Prevenir, cuja finalidade é a orientação de alunos e funcionários de escolas do município de Goiânia sobre situações de risco. O programa preparará como agir diante situações de emergência, incluindo ao calendário escolar, palestras e cursos de capacitação.

O objetivo é a redução e minimização de incidentes e riscos de desastres, bem como de vítimas de violência e danos. As ações ocorrerão por meio da difusão de informações e técnicas para prevenção de acidentes naturais e por comportamento humano, capacitação para enfrentamento de crises em ambientes educacionais, além da divulgação de métodos de autopreservação e segurança coletiva para casos de enchentes, alagamentos, incêndios, atentado e prevenção contra as drogas.

“Para amenizar a perda de vidas com catástrofes ambientais e de ação humana, massacres em escolas, o correto é levar o conhecimento para funcionários e alunos, para que haja prevenção com práticas de segurança a ser adotadas nas instituições de ensino”, cita o parlamentar.

A coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e contará com apoio da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que em contrapartida definirão os profissionais que realizarão as palestras.

Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel