Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Thialu Guiotti, Avante, propõe criação do Programa Bolsa Universitária Municipal em Goiânia

por Da Redação publicado 08/04/2021 11h25, última modificação 08/04/2021 18h48

Durante a Sessão Plenária do dia 07/04, o vereador Thialu Guiotti (Avante), apresentou uma propositura onde sugere ao poder executivo a criação do Programa Bolsa Universitária Municipal na capital.

O parlamentar alega que o ensino superior acaba sendo privilegiado para pessoas com maior poder aquisitivo, e a ideia é de proporcionar a população mais carente que também possa cursar faculdades.

"O projeto de Lei o qual eu estou apresentando ao prefeito, é que se faça um encontro de contas. Que todas as instituições particulares do ensino superior que tiverem débitos junto à prefeitura, que possa fazer esse encontro de contas, e que esse valor seja revertido na Bolsa Universitária Municipal. Eu solicitei ao secretário de finanças, que pudesse me munir das informações de qual é o valor dessas dívidas hoje que as instituições particulares têm junto ao município de Goiânia. Então, nós podemos ter pela primeira vez na história de Goiânia o Programa da Bolsa Universitária Municipal.

Onde as pessoas que não tem condições de pagar os seus estudos teriam a possibilidade de sair com seu diploma na mão e estar diante do mercado de trabalho.

A minha vida sempre foi de muito trabalho e de muita luta, e eu, infelizmente cheguei a parar o meu curso de Administração, tive que parar por quatro vezes o curso de Psicologia, por que eu só tinha uma opção, ou eu estudava ou eu sustentava minha família porque naquele momento eu era arrimo de família. Então eu sei o quanto é doído uma pessoa que quer ter uma formação, que quer ir para o mercado de trabalho estar impedido por não ter condições de pagar. E nas instituições públicas, todos nós sabemos, que a todos aqueles que conseguem ingressar na Universidade Estadual, nas universidades federais, são os filhinhos de papai, são as pessoas que tiveram condições de pagar os cursinhos pagando mais de 2 ou 3 mil reais por mês", desabafa.

Segundo a proposição do vereador, a maneira que poderia ser executada é em utilizar verba recolhida do ISS, ou então, renegociar dívidas das universidades oriundas da crise provocada pelo Covid-19 em forma de bolsas, e direcionar essas aos interessados de classe média ou menor para que façam seus estudos.

Anselmo Pereira (MDB) parabenizou o colega e apoiou a ideia da propositura do vereador. Thialu Guiotti fez questão de convidar outros parlamentares a assinar a propositura, pois de acordo com ele, quer que a Câmara em um todo apresente a ideia ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos). “Centenas de pessoas poderão ingressar no mercado de trabalho na capital por conta deste programa”, comenta. ( Texto e Imagem assessoria do vereador)