Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Thialu Guiotti sugere a modificação da expressão usada para identificar abuso infanto-juvenil

por Da Redação publicado 18/05/2021 16h05, última modificação 18/05/2021 16h05

Nesta terça-feira, 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Hoje é o que chamamos de Dia D do Maio Laranja, mês em que todo País está voltado ao combate da exploração infanto-juvenil. Na sessão desta terça-feira, o vereador Thialu Guiotti ressaltou a necessidade de modificar o termo abuso e usar o termo violência. Segundo ele, não é possível, medir o abuso e o que acontece são atos de violência, contra as crianças e adolescentes. “Temos que mudar esse vocabulário, urgente”, enfatizou o vereador.

A data, 18 de maio, foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973,em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

O vereador questionou qual o limite do abuso e ressaltou que, o que existe é violência. Ele conclamou a Câmara para ser um canal de socorro para que crianças, adolescentes, mulheres e todas as pessoas vulneráveis possam encontrar abrigo e solução para esses problemas e até proteção, para evitar que eles aconteçam.

Thialu Guiotti disse ainda que, vai apresentar um projeto de lei para que em estabelecimentos públicos e privados de Goiânia, afixem placas de divulgação do número de telefone de denúncia. O Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar. “Precisamos lutar para combater este tipo de violência e fazer o possível para acolher e curar as vítimas”, destaca o vereador.