Vereadora Aava defende prioridade de vagas em Cmeis para mães adolescentes
No primeiro dia de trabalho na Câmara Municipal de Goiânia, na terça-feira, 2, a vereadora Aava Santiago apresentou um projeto de lei para assegurar, com prioridade, o direito a vagas em instituições públicas de educação infantil na capital, direta ou conveniada, à crianças de mães menores de 18 anos que estejam frequentes em instituições de ensino regular. O projeto ainda vai passar por votação em plenário.
De acordo com o documento, a prioridade se estende também a famílias monoparentais, nas em que todos os membros estejam trabalhando e de mães com deficiência. A mãe adolescente também deverá apresentar, semestralmente, um comprovante de frequência escolar que contenha a assiduidade de, no mínimo, 75% das aulas.
Tornar o mundo mais acessível às mães é uma das bandeiras da vereadora, que se manifestou na tribuna durante a apresentação do projeto. “Sempre disseram para pessoas como eu, mulher periférica, órfã de pai e agora mãe, que não haveria espaço para nós. Uma cidade que não acolhe a mãe e sua cria não acolhe ninguém. Uma cidade que é incapaz de ser solidária e empática com as mulheres que sustentam 50 % dos lares neste país está fadada ao fracasso”, afirmou Aava.