Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora Aava defende prioridade de vagas em Cmeis para mães adolescentes

Vereadora Aava defende prioridade de vagas em Cmeis para mães adolescentes

por Da Redação publicado 05/02/2021 11h07, última modificação 05/02/2021 11h08
Se sancionada a lei, filhos de mães menores de 18 anos que estejam estudando ou com família monoparental terão prioridade no sistema de vagas da educação infantil. Projeto passará pela primeira votação
Vereadora Aava defende prioridade de vagas em Cmeis para mães adolescentes

Foto: Fernando Diniz

No primeiro dia de trabalho na Câmara Municipal de Goiânia, na terça-feira, 2, a vereadora Aava Santiago apresentou um projeto de lei para assegurar, com prioridade, o direito a vagas em instituições públicas de educação infantil na capital, direta ou conveniada, à crianças de mães menores de 18 anos que estejam frequentes em instituições de ensino regular. O projeto ainda vai passar por votação em plenário.

De acordo com o documento, a prioridade se estende também a famílias monoparentais, nas em que todos os membros estejam trabalhando e de mães com deficiência. A mãe adolescente também deverá apresentar, semestralmente, um comprovante de frequência escolar que contenha a assiduidade de, no mínimo, 75% das aulas.

Tornar o mundo mais acessível às mães é uma das bandeiras da vereadora, que se manifestou na tribuna durante a apresentação do projeto. “Sempre disseram para pessoas como eu, mulher periférica, órfã de pai e agora mãe, que não haveria espaço para nós. Uma cidade que não acolhe a mãe e sua cria não acolhe ninguém. Uma cidade que é incapaz de ser solidária e empática com as mulheres que sustentam 50 % dos lares neste país está fadada ao fracasso”, afirmou Aava.