Vereadora Aava firma parceria junto à Escola Superior da Polícia Civil
Encontro com o delegado Daniel Ardoni, diretor da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás (ESPC), com a vereadora Aava Santiago, nesta terça-feira, 2, vai render parcerias para levantar discussões sobre temas pouco abordados nas academias de polícia, como a transexualidade, a homoafetividade, pautas étnico-raciais e direitos humanos de forma mais aprofundada e abrangente dentro da instituição.
Durante a reunião, o delegado Ardoni afirmou que a parceria com a vereadora Aava é também por sua atuação como socióloga, ativista social, mulher e mãe. “Para além do cargo, você tem um espaço com a sociedade civil e quero fazer parceria pela sua representatividade”, afirmou Ardoni.
Para Aava, a afirmação do delegado vai ao encontro de suas pautas prioritárias. “Eu me emociono ao ouvir sua fala, porque eu quero trazer exatamente a segurança pública para o centro do debate, compreender que a saúde mental do profissional que está na linha de frente na área é fundamental para o combate das violências sofridas por eles e por outros segmentos, principalmente os minoritários.”, destacou a vereadora.
A doutora em sociologia pela Universidade de Brasília (UNB) Ana Júlia Rodrigues coordena as atividades da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia, presidida por Aava, e vai elaborar um cronograma, que deve começar no mês de abril. “A ideia desenvolvida aqui pelo delegado Daniel é de dedicar uma semana de atividades dentro da escola, trazendo pessoas com expertise nos temas de saúde mental, diversidade de gênero e direitos humanos”, ressaltou a doutora. A vereadora também pretende integrar essas ações para que elas possam alcançar estudantes da escola pública, bem como dar voz grupos minoritários dentro da própria polícia.
A vereadora e sua equipe conheceram a escola e um pouco do trabalho desenvolvido por profissionais da segurança pública estadual. Além do diretor Daniel, participaram do encontro a escrivã de Polícia e Chefe da Divisão Pedagógica da ESPC, Lorena Dantas; a escrivã de Polícia e chefe da Seção de Pesquisa e Pós-graduação da ESPC, Camila Nunes; e o escrivão de Polícia e Chefe da Divisão Administrativa da ESPC, Ricardo Vilaverde.