Vereadora apresenta proposta de política de combate à obesidade infantil
Projeto de lei (nº 2019/00027) apresentado durante a sessão plenária desta quarta (6) pela vereadora Sabrina Garcêz cria a Política Municipal de Combate à Obesidade Infantil com a finalidade de implementar ações para redução de peso e combate à obesidade mórbida em crianças. “A obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde”, disse Sabrina.
Entre as diretrizes da política está o desenvolvimento de projetos e programas de conscientização que estimulem a alimentação saudável, com ações em parques, escolas e postos de saúde, além do incentivo ao aleitamento materno, como forma de prevenir tanto a obesidade quanto a desnutrição. Inclui também a capacitação de funcionários públicos municipais que trabalham diretamente com a população e o direcionamento especial para as regiões mais pobres da cidade.
A obesidade já é considerada uma epidemia mundial. O excesso de peso já custa mais de dois trilhões de dólares por ano, igualando-se ao que é consumido por guerras e doenças provocadas pelo tabagismo. Nas últimas décadas, duplicou a incidência da obesidade entre crianças e adolescentes. Os principais causadores disso têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário.