Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gabriela Rodart entrega Medalha do Mérito Ecológico Sulivan Silvestre

Gabriela Rodart entrega Medalha do Mérito Ecológico Sulivan Silvestre

por Da Redação publicado 03/05/2022 17h05, última modificação 04/05/2022 12h59
Honraria homenageia personalidades que se destacaram por projetos e ações em prol da preservação e sustentabilidade ambientais

A vereadora Gabriela Rodart (PTB) entregou, nessa segunda-feira (2), a Medalha do Mérito Ecológico Sulivan Silvestre para personalidades que se destacaram por projetos e ações em prol da preservação e sustentabilidade ambientais em Goiânia. A cerimônia foi realizada no Plenário da Câmara.

Para a parlamentar, a responsabilidade de realizar a homenagem foi imensa. “Estar aqui hoje, como representante do Poder Legislativo por uma causa tão nobre, enriquece minha atuação enquanto vereadora. Reconhecer a importância do meio ambiente é também valorizar a vida; é querer um futuro melhor para nossas crianças. O meio ambiente somos todos nós”, afirmou.

Sulivan Silvestre

O parque conhecido popularmente como Vaca Brava – um dos principais da cidade – leva o nome de Sulivan Silvestre, procurador do Ministério Público goiano que foi um dos pioneiros na defesa ambiental, com atuação relevante em todo o estado.

Na década de 1950, a área do parque fazia parte de uma fazenda com córrego cercado por um brejo onde vacas não-domesticadas atolavam com frequência. Posteriormente, a fazenda foi vendida para a iniciativa privada. A Prefeitura de Goiânia e duas construtoras receberam a missão de recuperar a nascente do córrego.

Preocupada com a preservação do local, a população que vivia nas proximidades pediu o apoio de Sulivan Silvestre para investigar danos ambientais que poderiam ser provocados por construções. Nos anos seguintes, um processo resultou na construção do parque, inaugurado em 1996.

Sulivan era escritor, ensaísta, pesquisador, pensador, ativista, produtor cultural, literato, cronista, contista, administrador, educador, ficcionista, conferencista, orador e memorialista. Foi membro da Associação Goiana do Ministério Público, além de outras instituições nacionais, sociais, culturais e de classe. Em 1997, tomou posse como presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Vítima de acidente aéreo, faleceu aos 36 anos, em Goiânia, no dia 1º de fevereiro de 1999.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora