Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora Gabriela Rodart propõe medalha de honra a policiais civis de Goiás

Vereadora Gabriela Rodart propõe medalha de honra a policiais civis de Goiás

por Da Redação publicado 17/12/2021 18h27, última modificação 17/12/2021 18h27
Por ano, serão entregues 60 exemplares da Medalha Antônio Gonçalves Pereira dos Santos

A vereadora Gabriel Rodart (DC) propôs na Câmara Municipal de Goiânia a Medalha Antônio Gonçalves Pereira dos Santos, uma honraria para a Polícia Civil de Goiás. Na Casa já existem homenagens com medalhas aos policiais militares e ao Corpo de Bombeiros, entretanto, ainda não havia uma exclusiva ao corpo civil. A matéria segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A homenagem póstuma ao delegado Antônio Gonçalves Pereira dos Santos é uma forma de reconhecer seu notável e exemplar trabalho, segundo a vereadora. Doutor Antônio teve sua vida interrompida em 2012 por um trágico acidente de helicóptero durante uma operação de reconstituição de um crime no interior do estado. Ele faleceu cumprindo seu legado dentro da corporação.

Para Gabriela, a medalha é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho dos policiais “Enquanto estiver na vida pública, trabalharei incansavelmente para que os agentes de segurança pública sejam dignamente reconhecidos”, diz.

Natural do Piauí, Doutor Antônio veio para Goiânia na tentativa de mudar a realidade em que vivia. Dividiu seu tempo entre o trabalho de servente em obras com noites de estudos, até que conseguiu passar no tão sonhado curso de Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, em 1969, ingressou na Polícia Civil como agente. Apenas oito anos depois, ele se tornou delegado.

Dentre os vários prêmios que recebeu, destacam-se o de Honra ao Mérito Policial Civil em 2003 e o título de Comendador em 2004. Além disso, a Escola Superior de Polícia Civil carrega seu nome. Uma de suas investigações acabou virando filme - “Quarto 10”, que conta a história do rapto de Roberta Jamilly por Vilma Martins em uma maternidade logo após seu nascimento.

A Medalha Antônio Gonçalves Pereira dos Santos será conferida exclusivamente aos policiais civis de Goiás. Por ano, serão outorgadas 60 medalhas. As homenagens serão feitas no mês de maio, levando em consideração a data de óbito do Dr. Antônio, 8 de maio, e a data de comemoração do Dia do Policial Civil, 9 de maio.

Texto e foto da assessoria de comunicação da vereadora