Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kátia Maria ocupa Tribuna para comentar sobre violência em escolas

Kátia Maria ocupa Tribuna para comentar sobre violência em escolas

por Da Redação publicado 12/04/2023 12h40, última modificação 12/04/2023 16h37
Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara propôs audiência pública para debater saúde mental de estudantes brasileiros. Evento ocorrerá no próximo dia 4 de maio
Kátia Maria ocupa Tribuna para comentar sobre violência em escolas

Foto: Mariana Capeletti

A vereadora Kátia Maria (PT) ocupou a Tribuna da Câmara de Goiânia, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (12), para alertar sobre o que considera ser a origem da atual onda de violência em escolas: desigualdade social, violência doméstica, bullying e, principalmente, saúde emocional de estudantes.

Professora e com mestrado pela UFG, Kátia citou uma história pessoal para ilustrar sua fala. A vereadora lembrou que, em 1998, em uma escola de Senador Canedo, foi colocada em uma sala formada apenas por alunos com déficit de aprendizado e problemas de indisciplina. “Eram chamados de alunos-problema, mas encarei o desafio de frente e fui na raiz. Quis saber sobre a vida de cada um e entender o porquê daquela indisciplina e agressividade”, contou. Segundo ela, o estudo resultou também em trabalho acadêmico com o tema “As causas da violência e agressividade em alunos do Ensino Fundamental”.

De acordo com Kátia, ao pesquisar, conversar e entender a vida de cada um, ela verificou histórico de violência doméstica e de desigualdade social. “Alunos eram indisciplinados e agressivos porque, em casa, viam pais batendo em mães; porque, em casa, eram violentados; porque, em casa, não tinham condição material digna para sobreviver; ou porque eram ranqueados como menos capazes do que outros. Aquilo gerava revolta e eles se comportavam daquela forma em sala de aula”, afirmou.

Para a vereadora, o quadro piorou, nos últimos anos, também por conta da postura do ex-presidente Jair Bolsonaro “que rodou o país incitando violência, colocando crianças no colo e fazendo arminha. É o presidente que mais gerou fome e desigualdade. Muito do que estamos vendo hoje é consequência disso".

Ainda segundo a parlamentar, apenas medidas como detector de metais e polícia na porta de escolas não resolverão a questão. “Se quisermos resolver a violência nas escolas, precisamos falar de desigualdade social, de combate à violência contra as mulheres, de bullying, de racismo, de combate à violência doméstica e, sobretudo, precisamos falar sobre saúde emocional dos nossos estudantes”, disse.

Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, Kátia propôs realização de audiência pública para discutir a saúde dos estudantes brasileiros. O evento ocorrerá no próximo dia 4 de maio. “Para corrigir o problema, não podemos ver somente a ponta do iceberg, que é bullying e negligência parental. Precisamos ir mais a fundo em questões como disseminação de discursos de ódio e intolerância, maior acesso às armas de fogo e vulnerabilidade de jovens às ideologias extremistas, entre outras que precisamos discutir e combater”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora