Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora Kátia homenageia mulheres inspiradoras

Vereadora Kátia homenageia mulheres inspiradoras

por Da Redação publicado 31/03/2023 11h35, última modificação 31/03/2023 13h36
Sessão Especial concedeu honraria para mais de cem mulheres atuantes em diversas áreas

Com Plenário lotado, a Câmara de Goiânia realizou, nesta sexta-feira (31), Sessão Especial em homenagem a "mulheres que inspiram". “Somos apenas cinco mulheres diante de 35 vereadores. E ver tantas mulheres sentadas assim no Plenário me deixa muito feliz e emocionada”, declarou a vereadora Kátia Maria (PT), propositora da sessão.

A homenagem foi concedida a mais de cem mulheres – profissionais da educação, da saúde, da cultura, da beleza e estética, do meio jurídico, empresarial e líderes comunitárias. “São mulheres que mostram para nós o desafio de ser chefe de um lar, já que quase 50% dos lares no Brasil são chefiados por mulheres, mas que também enfrentam desafios e se destacam em suas áreas profissionais”, afirmou a parlamentar.

Kátia lembrou que casos de violência contra a mulher continuam alarmantes no país. Dados recentes, divulgados pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o Brasil permanece entre as nações mais violentas do mundo para mulheres. Em Goiás, levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública revela aumento do feminicídio pelo quarto ano consecutivo. Em 2022, foram 57 ocorrências – 58% a mais em relação aos registros de 2018. Ainda segundo a pesquisa, houve crescimento também no crime de estupro – de 278 registrados em 2021 para 322 no ano passado. Com inclusão de outros tipos de violência – como ameaça, lesão corporal e crimes contra honra – o número de vítimas chega a 38.470.

Desigualdade salarial

Na Sessão Especial, a vereadora destacou diferenças salariais que mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Segundo dados do Dieese, em Goiás, elas recebem, em média, 30% menos do que homens.

“Precisamos criar uma rede colaborativa de mulheres para nos fortalecermos, para continuar inspirando outras mulheres e para termos, neste e em outros Plenários, onde temos mais voz e poder de decisão, força para mudarmos essa realidade de violência contra a mulher e de diferença salarial, além de fazer com que a vida das mulheres seja muito mais fácil”, concluiu Kátia Maria.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora