Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora Kátia promove audiência pública para ouvir reivindicações dos servidores administrativos da educação municipal

por Edição de notícias publicado 04/08/2023 17h51, última modificação 04/08/2023 17h51

Vereadora Kátia

A vereadora Kátia (PT) promoveu nesta sexta-feira, 4, uma audiência pública para discutir as reivindicações dos servidores administrativos da educação de Goiânia. em especial, o plano de carreira e a data-base. Segundo a vereadora, os administrativos estão prejudicados, pois ficaram de fora do reajuste salarial aprovado recentemente pelo Poder Executivo que abrange apenas os profissionais do magistério do município.
Kátia lembra que o quadro de servidores da Educação não é formado apenas pelos professores. “Tem também aqueles que trabalham fora da sala de aula, como os auxiliares de secretaria, as merendeiras, faxineiras, os coordenadores... e todos estão prejudicados porque eles não entram dentro do escopo do plano de carreira da educação”, argumenta.
Em junho deste ano, a Câmara Municipal aprovou o reajuste do piso salarial dos professores municipais, com aumento de aumento de 14,95%. Em acordo com a Prefeitura e a categoria, a lei estabeleceu que o pagamento será realizado em duas parcelas: a primeira parcela, de 7,50%, foi realizada no pagamento de junho, sendo retroativo ao mês de abril, e serão 7,45% a partir de 1º de outubro de 2023.
“Mas os administrativos não alcançaram esse benefício e não tiveram sequer a data base (que é a compensação inflacionária) reajustada em janeiro”, alerta a vereadora. Ela ressalta também que a categoria não tem também um plano de carreira que permita uma evolução salarial em razão do tempo de serviço ou da qualificação. “E eles ficam então numa situação de total injustiça porque eles não se enquadram dentro do plano ou dos reajustes do magistério, mas também não se enquadram dentro dos reajustes das demais categorias de administrativos da Prefeitura e ficam numa situação de total injustiça”.
Os servidores que participaram da audiência concordaram que o trabalho dos administrativos é essencial nas instituições de ensino. Eles reivindicaram isonomia, valorização salarial e a elaboração de um novo plano de carreira. “O que queremos hoje é uma valorização salarial real porque há atraso no reajuste da data base e nosso salário tem ficado defasado”, explica o servidor Thiago Marcório.
Com base nas reivindicações dos servidores, a vereadora Kátia irá encaminhar requerimentos e buscar diálogo com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura para que seja apresentada na Câmara uma proposta de plano de carreira para a categoria. “Nós precisamos avançar nessa discussão, junto à Secretaria de Educação, e debater aqui na Casa um projeto que garanta esses reajustes e essa evolução salarial para estes servidores”, concluiu.