Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora propõe normas para que pessoas com transtorno do espectro autista sejam atendidas com prioridade

Vereadora propõe normas para que pessoas com transtorno do espectro autista sejam atendidas com prioridade

por Michelle Lemes publicado 08/11/2017 16h29, última modificação 08/11/2017 16h29

Está em tramitação na Câmara de Goiânia projeto de lei que dispõe sobre o atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista. De iniciativa da vereadora Dra Cristina Lopes (PSDB), a matéria pretende obrigar que estabelecimentos públicos e privados insiram nas placas informativas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno de espectro autista.

Segundo o projeto, sempre que necessário deverá ser apresentada carteirinha de identificação emitida pelo Poder Público Municipal e na falta desta relatório médico para a comprovação da necessidade de atendimento prioritário. A preferência no atendimento se estenderá também à pessoa acompanhante do autista. O prazo para adequação das novas placas para os estabelecimentos que já possuírem será de um ano, e de seis meses para os que não possuírem.

Para os fins da lei, são considerados estabelecimentos os supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares. Aqueles que não cumprirem irão sofrer sanções e multas, que devem ser regulamentadas pelo Poder Executivo.

Em sua justificativa, a vereadora esclarece que a lei também pode servir como parte de um plano de conscientização da população, já que familiares e acompanhantes de pessoas acometidas pelo autismo, geralmente, desconhecem o direito de integrarem as filas preferenciais.