Vereadora Sabrina Garcez apoia projeto do Naia, que promove cultura a autistas
Nesta quinta-feira (27), o Núcleo Apoio Inclusão Autista (Naia) promove o projeto Autismo no Palco. O evento será realizado às 20 horas no Bolshoi Pub e contará com diversas apresentações musicais de pessoas autistas.
Segundo o diretor do Naia, Marcelo Oliveira, iniciativas como essa são fundamentais para as pessoas com Transtorno de Espectro do Austismo (TEA). “Nós temos uma vertente cultural muito forte, praticamos a inclusão através da cultura. Dar visibilidade em um tradicional palco do rock goiano é importantíssimo. Primeiramente para mostrar que são capazes, pois isso trabalha a autoconfiança deles”, explica.
O Núcleo acolhe semanalmente uma média de 55 autistas oferecendo musicoterapia, aula de teatro, aula de expressão corporal e arteterapia. “Proporcionamos situações aos autistas que, se não fosse a Entidade, eles não conseguiriam. A exemplo desse evento no Bolshoi, em que eles têm a oportunidade de subir num palco profissional e se apresentar com platéia. Isso é incrível”, complementa Marcelo.
Emenda proposta
Com o objetivo de impulsionar o projeto, a vereadora Sabrina Garcez (PSD) tem acompanhado de perto as movimentações do núcleo. E foi observando as necessidades que Sabrina desenvolveu uma emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 (PL nº 519/2021).
“Apresentamos uma emenda impositiva que destina recursos de subvenção social para a associação. Assim que aprovada, o Naia terá ainda mais condições de possibilitar esse suporte aos autistas, alcançando um número maior de famílias atendidas,” disse a parlamentar.
A vereadora ressalta ainda que tem como prioridade em seu mandato incentivar e promover ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas com TEA. “A causa autista sempre esteve presente no meu mandato. E o Naia, por sua vez, possibilita um trabalho terapêutico incrível para essas pessoas. Por isso, podem contar com todo o meu apoio para alavancar esse projeto. Assistirei de perto a apresentação da turma no Bolshoi”, afirma.
Em 2022, o núcleo tem por meta dobrar o número atual de pessoas atendidas semanalmente, passando de 55 para mais de cem atendimentos, o que ganha ainda mais possibilidade com a emenda proposta pela vereadora. É importante destacar que não existe uma limitação de idade para a inclusão promovida pelo Naia, podendo ser atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos com TEA.
Texto e foto da assessoria de comunicação da vereadora