Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadora Sabrina promove iniciativa para o Agosto Dourado em Goiânia

Vereadora Sabrina promove iniciativa para o Agosto Dourado em Goiânia

por Da Redação publicado 11/08/2021 11h05, última modificação 11/08/2021 11h07

Foi protocolado em Plenário pela vereadora Sabrina Garcez o projeto de lei nº 279/2021, o qual institui  no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Goiânia, a campanha de incentivo ao aleitamento materno, denominado “Agosto Dourado”.

A campanha “Agosto Dourado” abrangerá ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos e a iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

De acordo com a vereadora, “o leite materno é essencial para a vida das crianças. Pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde, afirmam que a amamentação diminui em 13% a taxa de mortalidade infantil, haja vista que o leite materno é capaz de suprir todas as  necessidades nutricionais do bebê e, consequentemente, o combate à desnutrição”, conclui.

Além disso, o leite materno também reduz casos de hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e infecções respiratórias, o que evidencia a necessidade de incentivar a doação de leite materno, visto que, anualmente, 150 milhões de litros de leite materno são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo país.

A iniciativa do projeto nasceu a partir da atenção especial às políticas públicas voltadas para a infância e também de reuniões com o grupo MAMA - Mães em Movimento (Goiás). Na manhã de ontem (09/08), o  MAMA se reuniu com a vereadora Sabrina e em pauta esteve as políticas públicas de incentivo à amamentação, bem como a necessidade de fomento no município de Goiânia para essa prática.

De acordo com Patrícia Rabelo, integrante do MAMA – GO, “consideramos que a construção desse PL seja de extrema relevância e urgência para pautar políticas públicas que protejam e incentivem, de fato, o aleitamento materno permanentemente. Nossa trajetória de reivindicações, quando ainda éramos “Lactantes pela Vacina”, nos mostrou o quanto ainda estamos inertes no requisito de ações efetivas de proteção a mães e bebês para manter o aleitamento e observamos um desconhecimento político das necessidades práticas e a realidade do aleitamento materno no Brasil. Portanto, essa é uma pauta urgente e deve ser discutida com muito empenho e informações baseadas em evidências, além de dialogar com as lactantes”, conclui.

O projeto de lei agora passa pelos trâmites da Câmara Municipal para que, em breve, seja sancionada sua lei. (Da Assessoria de comunicação da vereadora).