Vereadoras Dra. Cristina e Sabrina Garcêz denunciam crime ambiental
As vereadoras Dra. Cristina (PSDB) e Sabrina Garcêz (PTB) estiveram, nesta quinta-feira, 2, na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), para denunciar irregularidades na construção do Parque Sebastião Júlio Aguiar, no Parque Oeste Industrial. Ao contrário do afirmado pelo prefeito Iris Rezende, no dia 28 de abril, no início das obras, o parque compromete nascentes na região, com a previsão de edificações dentro da área. “A obra vai matar a vereda do Parque Oeste Industrial, porque, para construir sobre as nascentes, mesmo que os prédios não tenham subsolo, elas terão que ser drenadas. Além disso, os prédios vão prejudicar o lençol freático, repetindo erros já cometidos com os parques Cascavel e Flamboyant, cujos córregos estão assoreados ou se tornaram intermitentes”, explica Dra. Cristina.
O Parque Sebastião Júlio Aguiar possui 29 afloramentos de água catalogados pelos peritos do Ministério Público e confirmados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Por lei, deve ser respeitada a Área de Proteção Permanente (APP) de cada uma das 29 nascentes, num raio de 100 metros de cada nascente. “A empresa responsável pela obra, Brasil Brookers, fez um acordo com a Prefeitura de Goiânia e pretende construir edifícios de apartamentos dentro da área protegida por lei, em troca da urbanização do parque, em uma parceria público privada. Querem, inclusive, construir no parque um lago contemplativo, retirando parte dos buritis e da vereda, destruindo a biodiversidade”, afirma a vereadora.
Dra. Cristina destaca que o presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto, desconsiderou todos os pareceres técnicos que apontam a área como imprópria para ocupação e usou apenas uma declaração favorável para justificar a obra: a do geólogo Sílvio Mattos, que ignora as 29 nascentes e reconhece apenas um afloramento. “Trata-se do mesmo geólogo que foi favorável à invasão do córrego Caveirinha pelo Shopping Passeio das Águas. O titular da DEMA, Luziano de Carvalho, investigará a denúncia.
Texto da assessoria de comunicação da vereadora Doutora Cristina