Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / VEREADORAS ENTREGAM COMENDA CONSUELO NASSER E HOMENAGEIAM MULHERES

VEREADORAS ENTREGAM COMENDA CONSUELO NASSER E HOMENAGEIAM MULHERES

por lucas-ff — publicado 08/03/2016 21h35, última modificação 20/04/2016 08h26
A secretária de estadual de educação, cultura e esporte, Raquel Teixeira, e a presidente do Cevam, Maria Cecília Machado do Vale (foto), foram homenageadas na sessão especial que lembrou o Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Goiânia comemorou o Dia Internacional da Mulher na noite de hoje (8) com uma sessão especial feita pelas quatro vereadoras da capital: Célia Valadão (PMDB), Cida Garcêz (sem partido), Doutora Cristina Lopes (PSDB) e Tatiana Lemos (PCdoB). Elas entregaram medalhas da Comenda Consuelo Nasser à secretária estadual de educação, cultura e esporte, Raquel Teixeira, e a presidente do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Maria Cecília Machado do Vale.

As vereadoras também entregaram Diplomas de Honra ao Mérito a 43 mulheres escolhidas por todos os vereadores da Casa. Entre as homenageadas estavam as deputadas estaduais Delegada Adriana Accorci e Eliane Pinheiro; a secretária estadual da mulher, desenvolvimento social, igualdade racial, direitos humanos e trabalho, Leda Borges de Moura; a vice-presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller Figuerêdo, que é esposa do vice-governador de Goiás e secretário estadual de segurança pública e administração penitenciária, José Eliton; e a secretária municipal de educação e esporte, Neyde Aparecida. Elas fizeram parte da composição da mesa da sessão especial junto com o diretor do jornal Diário da Manhã, Júlio Nasser, que é filho de Consuelo Nasser.

Doutora Cristina lembrou da fundadora do Cevam, que dá nome à comenda entregue hoje, destacando seu trabalho que hoje presta auxílio e acolhimento a mulheres que passam por situações de violência. “A jornalista Consuelo Nasser é a maior homenageada desta noite. Ela passou por essa vida, mas deixou sua obra que será eterna”, disse. O Cevam é uma entidade reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tornou-se uma das mais respeitadas ONGs do país no combate ao preconceito, a violência e a opressão contra as mulheres.

Muito citada pelas mulheres que discursaram na noite, a poetisa goiana Cora Coralina foi lembrada por Célia Valadão como exemplo de mulher que esteve a frente do seu tempo. “A exemplo da nossa imortal Cora Coralina, desejo às mulheres que reflitam no dia de hoje para que não se realizem na comodidade, no anonimato, na inobservância dos fatos que permeiam a vida, mas que se insiram cada vez mais no cotidiano público e político.”

Já Tatiana Lemos falou sobre o surgimento do 8 março. Ela explicou que nessa data, em Nova York, operárias reivindicavam melhores condições de trabalho e foram trancadas pelos patrões nas dependências da fábrica onde trabalhavam durante um incêndio. 129 mulheres morreram, sendo que 15 estavam grávidas. “Essa tragédia é o símbolo da luta da mulher por direitos iguais ao homem. Muitos dos direitos que hoje conquistamos são frutos de lutas de pessoas engajadas contra o sexismo, que questionaram a inferiorização e a subordinação de nós mulheres”, disse a vereadora.

Em seu discurso, a vereadora Cida Garcêz fez um pedido aos homens. “Que eles também assumam a luta contra a desigualdade e o machismo, porque sim, homens também sofrem com as imposições do machismo e do patriarcalismo”.

Raquel Teixeira falou em nome das homenageadas com a Comenda Consuelo Nasser. “Sinto muito honrada porque sei que estou aqui representando o sentimento de milhares de outras mulheres que fazem de suas vidas uma via sacra de lutas diárias, mas o fazem com muito amor por seus filhos, suas famílias, companheiros e trabalhos”.

A secretária de educação lembrou da luta da menina paquistanesa Malala Yousafzai, que, aos 17 anos, foi a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel da Paz, em 2014. “Malala queria apenas uma coisa: estudar e que outras meninas pudessem estudar também, mas no Paquistão isso é proibido para elas. Mesmo perseguida, ela não desistiu da sua luta”, disse ela. “A luta de Malala pelo direito de estudar deve ser seguida de exemplo por todas nós”.

A vice-presidente da OVG discursou em nome das homenageadas com os Diplomas de Honra ao Mérito. Fabrina Müller falou sobre toda forma de preconceito, que não atinge só as mulheres, e que precisa também ser combatido. “Nesse mundo complexo e dinâmico, sabe-se que na raiz da maioria das situações que causam tanta injustiça e violência estão o preconceito, a intolerância, a xenofobia, o racismo e outros componentes que acabam no ódio e no desprezo pelo outro diferente”. Para ela, “democratizar o acesso ao conhecimento é garantir a formação de mulheres e homens mais livres e preparados para a vida em comunidade”.

VEREADORES PRESENTES

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, Anselmo Pereira (PSDB) e prestigiada pelos vereadores Antônio Uchôa (PSL), Carlos Soares (PT), Deivison Costa (PTdoB), Denício Trindade (PMDB), Edson Automóveis (PMN), Fábio Lima (PRTB), Jorge do Hugo (PSL), Mizair Lemes Júnior (PMDB), Paulinho Graus (PDT), Paulo da Farmácia (PROS), Paulo Magalhães (SDD), Tayrone Di Martino (PSDB) e Thiago Albernaz (PSDB).

Foto: Antônio Silva
(Guilherme Machado)