Vereadoras promovem homenagem ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta
A Câmara Municipal de Goiânia realiza nessa quinta-feira (14), às 10 horas, uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As vereadoras Cristina Lopes (PSDB), Leia Klébia (PSC), Priscilla Tejota (PSD), Sabrina Garcêz (PTB) e Tatiana Lemos (PC do B) homenagearão 34 mulheres com Diplomas de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade no combate à violência contra mulher.
Na ocasião, será entregue à soldado Ana Gabriela Moreira Rios Albuquerque, da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), a Comenda Consuelo Nasser. Ela, que foi indicada pela vereadora Priscilla Tejota (PSD) para receber a honraria, é a única mulher da PM-GO a concluir o Curso de Operações de Choque – um dos mais difíceis em termos físicos, técnicos e psicológicos dos cursos existentes na corporação – para ingressar no Batalhão de Choque. A policial militar é preparada para atuar nas atividades de controle de distúrbios civis, operações de intervenções em presídios, reintegração de posse e patrulhamento tático, sendo destaque entre os membros do batalhão pelo seu comprometimento, dedicação e disposição para todas as missões.
Durante a solenidade, a homenageada pela vereadora Cristina Lopes, a cantora gospel Sara Araújo, vai se apresentar ao lado da filha, a harpista Aline Araújo. Sara foi a primeira cantora a gravar discos gospel no Brasil e chegou a cantar no mesmo palco que Elis Regina, nos festivais da TV Tupi. A Orquestra Cajuzinhos do Cerrado também estará presente, mostrando um pouco do que levará para o 8º Festival de Música de Trancoso, no próximo dia 23. O grupo é formado por 40 crianças com idade entre 8 e 11 anos da Escola Rural Municipal Santa Terezinha.
A comenda
Como forma de imortalizar a história e a luta pelas vítimas da violência social da jornalista, advogada, feminista e fundadora do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Consuelo Nasser, foi aprovada em fevereiro de 2012 a comenda que leva o seu nome. A partir de 2014, depois de nove anos de tramitação e de grande pressão da bancada feminina da Câmara Municipal de Goiânia, 35 mulheres que atuam no combate ao desrespeito contra a mulher passaram a receber a honraria anualmente.
Com informações das assessorias de comunicação das vereadoras Cristina Lopes e Priscilla Tejota