Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores apresentam projetos em defesa de animais domésticos e tutores

Vereadores apresentam projetos em defesa de animais domésticos e tutores

por Heloiza Amaral publicado 12/09/2018 12h35, última modificação 12/09/2018 16h34

O vereador Zander Fábio (Patriota) apresentou, nesta quarta-feira (12), projeto proibindo a comercialização de cães e gatos com menos de oito meses de vida. A ideia, segundo ele, é incentivar a adoção de animais dos abrigos e evitar danos à saúde e ao bem-estar de cães e gatos, muitas vezes submetidos a maus tratos por criadores, visando a venda de filhotes. “Precisamos atacar práticas como o abuso de fêmeas exploradas como matriz de procriação, separação precoce dos filhotes da mãe, introdução em ambientes novos e inadequados, além de outras práticas perversas”, explica. Com a medida, Zander destaca que o filhote só poderá ser entregue com saúde e com as vacinas em dia. Os estabelecimentos que não cumprirem com a determinação pagarão multa e, em caso de reincidência, poderão perder o alvará de funcionamento.

Pet Terapia

O vereador Romário Policarpo (PTC) apresentou, também nesta quarta-feira (12), projeto para garantir o ingresso de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos, privados, clínicas, ambientes terapêuticos e asilos de Goiânia, para visitar pacientes internados, desde que agendado junto à administração dos estabelecimentos e em companhia de familiar ou amigo do visitado. O vereador afirma que a presença dos animais é reconhecida em diversos países, resultando em benefícios físicos e mentais para os pacientes.

Entre as reações diagnosticadas após a visita, estão a melhora da capacidade motora, o sistema imunológico mais resistente, redução de sintomas de depressão e ansiedade, diminuição da pressão sanguínea, aumento da sociabilidade e da autoestima. A vereadora Sabrina Garcêz (PTB) solicitou audiência pública para debater o auxílio de animais em tratamentos médicos. (Fotos: Alberto Maia)