Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores aprovam criação de centros de reabilitação para pacientes da Covid-19

por Heloiza Amaral publicado 19/08/2021 12h07, última modificação 19/08/2021 12h07

Foto: Alberto Maia

Em segunda votação, nesta quinta-feira, 19, a Câmara aprovou o projeto 031/2021, do vereador Edgar Duarte (PMB), que autoriza o Poder Executivo a criar centros de reabilitação e pesquisa para pacientes vítimas da Covid-19 em Goiânia. Segundo o vereador, a ideia é proporcionar aos pacientes curados uma avaliação dos diversos impactos causados pelo coronavírus ao organismo. Ele lembra que algumas pessoas encontram dificuldades para retomar suas atividades após a infecção, apresentando falta de ar, cansaço, dores articulares e musculares, alterações neurológicas, perda de cabelo, perda de paladar e de olfato.

Edgar Duarte destaca ainda que, além da doença, o isolamento social causa nos pacientes um impacto psicológico. “Mesmo curada, a pessoa corre o risco de sofrer sequelas, como estresse pós-traumático, ansiedade e depressão. É preciso realizar um acompanhamento posterior à doença, para que o paciente tenha de volta a confiança necessária para retomar sua qualidade de vida”, explica. O projeto segue para análise do Executivo.