Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores instituem em Goiânia semana de conscientização sobre lixo eletrônico

Vereadores instituem em Goiânia semana de conscientização sobre lixo eletrônico

por Heloiza Amaral publicado 09/02/2022 13h02, última modificação 09/02/2022 13h02
Vereadores instituem em Goiânia semana de conscientização sobre lixo eletrônico

Foto: Alberto Maia

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira, 9, o projeto 203/2021, de autoria de Thialu Guiotti (Avante), que institui no calendário oficial da capital a semana de conscientização sobre o lixo eletrônico, a ser comemorada na terceira semana de outubro. Durante esses dias, serão abordados temas como coleta, descarte e manipulação adequados do lixo eletrônico, formas de reaproveitamento, reutilização e reciclagem.

A semana, que já é comemorada nacionalmente neste período, tem o intuito de conscientizar a população sobre os riscos do manuseio e descarte incorretos do lixo eletrônico, responsáveis por multiplicar riscos de doenças e a degradação do meio ambiente. “Quando feito de maneira correta, ele pode ser 100% reutilizado, mas, caso contrário, o lixo eletrônico pode causar câncer e outras doenças, devido à predominância dos metais pesados. Além disso, a contaminação do solo e dos rios também é agravada”, explica Thialu Guiotti.

O lixo eletrônico também é conhecido pela sigla RAEE (resíduos de aparelhos eletroeletrônicos) e engloba todos os dispositivos de celulares, tablets, computadores, TVs, lavadoras de louça e roupa e geladeiras descartados por seus donos. O projeto segue agora para análise da Prefeitura de Goiânia.