Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores criticam Secretaria e denunciam caos no atendimento da saúde municipal

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 02/04/2019 12h55, última modificação 02/04/2019 15h45

Foto: Marina Alice

Por  mais de duas horas, vereadores da oposição e da base de apoio ao prefeito Iris Rezende, MDB, debateram com a secretária da Saúde municipal, Fátima Mrué, a situação do sistema de atendimento do setor na capital. Ela esteve hoje (2) na Câmara atendendo o requerimento de convocação, de autoria do vereador Lucas Kitão, PSL, para explicar a falta de pediatras nos Cais de Goiânia, sob responsabilidade da Prefeitura.

O debate foi tenso, com os vereadores não poupando críticas à atuação de Fátima Mrué à frente da pasta da Saúde. Alguns vereadores, como Sabrina Garêz, PTB, foi contundente nas críticas, chegando a chamar a secretária e o prefeito Iris de "assassinos. A senhora e o prefeito estão matando pessoas". Outros, como o líder do prefeito na Câmara, Tiãozinho Porto, Pros, pediu a ela "atender os vereadores que solicitam audiência com a senhora. Isso é importante para um diálogo franco e aberto com esta Casa".

Já Felisberto Tavares, PR, acusou Fátima de ser "arrogante, intransigente e péssima comunicadora. A senhora precisa resolver esse problema da falta de atendimento aos acidentados em trânsito. Peço providências e nenhuma resposta da sua pasta", frisou.

Já Lucas Kitão, PSL, reafirmou que "o maior problema é a falta de médicos pediatras. O sistema de atendimento está precário, caótico mesmo. Falta médico para o período noturno. A maioria sem condições de trabalho. Falta de planejamento. Essa denúncia foi feita ao Ministério Público há mais de dois anos e a Prefeitura não tomou as devidas providência, sem contar as denúncias dos Conselhos Tutelares, desta Casa e de outras entidades", ressaltou.

Divino Rodrigues, Pros, reafirmou as dificuldades para ser atendido pela Secretária e afirmou que "a saúde no município não tem merecido o devido respeito das nossas autoridades. Falo isso mesmo sendo da base de apoio do Prefeito nesta Casa". "A saúde do nosso município virou caos nacional, verdadeiro vexame. Mentiras não vão resolver todos esses problemas", falou Paulinho Graus, PDT.

HOMENAGENS

Antes do debate com a secretária da Saúde, a Câmara prestou homenagens às famílias duas crianças mortas em Goiânia por falta de a tendimento médico.Os pais de Diogo Soares, cinco anos, e Klaiton Manoel, recém nascido, falaram das perdas de seus filhos. "Uma dor insuportável", resumiu uma das mães. O presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo, Pros, autorizou a exibição de reportagens da semana passada abordando a situação da falta de atendimento pediátrico em Goiânia, que culminou com a morte de duas crianças.

Também o procurador Fernando Krebs disse que "vivemos uma situação trágica no sistema de saúde. É preciso mais empenho e transparência das nossas autoridades, por se tratar de uma verdadeira crueldade contra pobres e pais".

FÁTIMA RESPONDE

Nas respostas sobre as críticas, denúncias e cobranças feitas pelos vereadores, a secretária se mostrou tranquila, preferindo não partir para o debate. Segundo ela, esta semana será publicado um edital para a realização de uma licitação para a contratação de mais médicos pediátricos. Ela garantiu também que, em julho, a Prefeitura vai inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, e, em dezembro, a Maternidade do setor Vera Cruz.

Ela também disse ter acompanhado os casos da crianças mortas e prestou solidariedade às famílias. E garantiu:"O problema é mais complexo. Acontece que houve redução nos leitos de atendimento. Ou seja, o problema é mais do que o pediátrico. Houve redução dos leitos e aumentou o número de doentes de outros municípios que procuram atendimento em Goiânia. Estamos garantindo a internação de 3 pacientes/dia. São mais de 11 mil consultas mensais. O grave foi a redução de 53 mil para 19 mil o numero de atendimento no Materno Infantil".

Ao final, a titular da pasta da saúde do município garantiu que a Prefeitura vai promover a renovação da frota de ambulâncias, que, segundo ela, são antigas. Em breve será concluída a licitação para essa renovação, prometeu. E reafirmou;"Concordo com a fiscalização que o MP vai fazer sobre essa situação. O MP vai apurar que a culpa pela situação atual não é apenas do município".