Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores criticam Prefeito Íris por querer criar nova taxa de lixo

Vereadores criticam Prefeito Íris por querer criar nova taxa de lixo

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 14/11/2017 11h55, última modificação 14/11/2017 17h55

Repercutiu intensamente na sessão de hoje (14) a informação de que o prefeito Íris Rezende, PMDB, avalia criar uma taxa geral de lixo para Goiânia. O prefeito recuou da proposta inicial de se cobrar essa taxa apenas dos prédios residenciais. O assunto envolveu na discussão vereadores da oposição bem como da base política do Paço.

Nesse sentido, os vereadores Lucas Kitão, PSL, e delegado Eduardo Prado, PV, apresentaram um requerimento conjunto solicitando mais informações ao Prefeito sobre essa nova taxa de lixo. "Queremos saber os reais motivos para a criação de mais esse tributo. De pronto, sou contra essa taxa", lembrou Eduardo Prado.

Lucas Kitão afirmou, por sua vez, "que a população goianiense não pode arcar mais com uma taxa de lixo, que visaria custear um serviço que é de inteira responsabilidade da Prefeitura, como estabelece a Lei Orgânica do Município. Ademais, é importante que sejam esclarecidos os motivos para a atual administração criar mais essa taxa".

CRÍTICAS

Outras vereadores também se manifestaram sobre o assunto. Elias Vaz, PSB, afirmou que o Prefeito "está sendo incoerente ao propor essa nova taxa, já que em outras administrações ele não agiu dessa forma. Se ele baixar decreto ou enviar projeto ao Legislativo propondo esse novo imposto, esta Casa está na obrigação de rejeitá-los". Tatiana Lemos, PC do B, também condenou a iniciativa do Paço e disse que o Prefeito deveria ouvir a população primeiramente: "Parece que ele está afastado do povo, que não suporta mais taxas. Portanto, é uma proposta descabida".