Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores discutem atendimento psicológico para parturientes da capital

Vereadores discutem atendimento psicológico para parturientes da capital

por Heloiza Amaral publicado 24/08/2021 11h20, última modificação 24/08/2021 11h25
Vereadores discutem atendimento psicológico para parturientes da capital

Foto: Antônio Silva

Na sessão desta terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em primeira votação, projeto da vereadora Sabrina Garcêz (PSD), que determina que todas as unidades componentes da rede básica de saúde do município que realizam serviços de acompanhamento gestacional ficam obrigadas a oferecer atendimento psicológico às parturientes durante todo o trabalho de parto. De acordo com a matéria, o serviço será disponibilizado de forma opcional, devendo ser solicitado previamente.

Sabrina Garcêz explica que, ainda que a mulher tenha se preparado psicologicamente durante o período gestacional, o trabalho de parto é imprevisível. “Não se sabe quais complicações a gestante e o bebê terão quando o parto se iniciar. Além disso, as alterações hormonais podem agravar sentimentos de medo e apreensão já existentes durante a gravidez, provocando crises de ansiedade e até comportamentos agressivos na mulher”, afirma a vereadora. O projeto será analisado na Comissão de Saúde da Câmara, antes de retornar para segunda votação em plenário.