Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores entregam ao Ministério Público relatório da CEI dos Transportes

Vereadores entregam ao Ministério Público relatório da CEI dos Transportes

por joana — publicado 11/09/2017 13h20, última modificação 11/09/2017 13h20
Vereadores entregam ao Ministério Público relatório da CEI dos Transportes

Foto de Alberto Maia

Presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Transportes, o vereador Clécio Alves (PMDB) e o relator Anselmo Pereira (PSDB) entregaram na manhã desta segunda-feira , 11,  à promotora Leila Maria de Oliveira, o relatório final das investigações feitas pela Comissão.

“Apontar problemas é fácil, e todos estão cansados de saber que o transporte coletivo de Goiânia é um dos maiores, senão, o maior gargalo da cidade. Porém, o que fizemos com a CEI do transporte foi buscar soluções viáveis para atender da melhor forma a população goiana. Com nossas sugestões e trabalho, vamos alcançar essa qualidade e, em pouco tempo, senão tivemos o melhor sistema, teremos um dos melhores do Brasil. Disso não abriremos mão e não descansaremos até acontecer”, diz Clécio Alves.

As empresas envolvidas e órgão públicos serão notificados com os resultados de três meses de investigações realizadas pela Câmara Municipal. Estas deliberações culminaram em um relatório detalhado com soluções para o sistema do transporte coletivo.

“Em todos os lugares do mundo, quem subsidia o transporte é o poder público e o automóvel, mas Goiânia está sendo diferente. Nós temos hoje o comprometimento de quase 27% do valor da tarifa com as gratuidades. O senhor governador assumiu a gratuidade do Passe Livre Estudantil, mas isso representa apenas 5% do valor total”, lembrou o vereador.

O principal ponto a ser trabalhado de acordo com o relatório apresentado, garante Clécio, é a criação do Fundo do Transporte. “A ideia é de que o dinheiro sirva para arcar com as necessidades da rede metropolitana. Os recursos, a princípio, seriam advindos de um porcentual do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da legalização do Uber e da criação dos parquímetros, sem onerar ainda mais o bolso de seus usuários”.

Ainda sobre o transporte, Clécio Alves apresentou proposta para a criação da Comissão permanente do transporte coletivo, para acompanhar e fiscalizar todo o sistema.(Com informações da assessoria de imprensa do vereador Clécio Alves)