Vereadores participam do lançamento do portal Goiânia do Futuro
"Toda boa ação começa com um bom planejamento. Não adianta querermos executar sem pensarmos, refletirmos, e, acima de tudo, discutirmos de forma ampla e transparente com a sociedade". Foi o que afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), em seu discurso durante o lançamento, na manhã de hoje, no Paço Municipal, do portal da internet "Goiânia do Futuro", uma plataforma permanente para as pessoas opinarem sobre a revisão do Plano Diretor de Goiânia, obterem informações sobre a cidade e participarem em todas as áreas da administração municipal.
O evento foi realizado no Salão Nobre do Paço e reuniu secretários e técnicos da Prefeitura, representantes da sociedade organizada e os vereadores Gustavo Cruvinel (PV), Anselmo Pereira (PSDB), Izídio Alves (PR), Juarez Lopes (PRTB), Oséias Varão (PSB) e Tiãozinho Porto (PROS).
O prefeito Iris Rezende (PMDB) comemorou a inovação que deverá estreitar os laços entre a gestão e os goianiense e afirmou que "em um ano, Goiânia vai ser exemplo de aplicação da tecnologia e de recursos públicos para todo o Brasil”. O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, disse que a revisão do Plano Diretor trará benefícios para a Capital no futuro, para as próximas gerações, o que exige intensa dedicação agora na análise e construção do documento.
Participação inédita
O prefeito ainda elogiou a participação da Câmara Municipal nos debates sobre a revisão do PDG, fato também ressaltado pelo engenheiro Henrique Alves, coordenador da equipe da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) que está revisando o documento. Ambos lembraram que é inédita essa participação e que ela tem contribuído para os debates e decisões.
"Discutir a cidade é discutir o que temos de mais precioso, o que temos para o convívio com as nossas famílias e amigos. É onde construímos o nosso dia-a-dia, onde realizamos e sonhamos com o futuro. Goiânia enfrenta dificuldades e problemas e temos a oportunidade ímpar de pensarmos e planejarmos soluções não só para o futuro, mas também para agora, que podem e precisam ser implementadas desde já. É com esse objetivo que a Câmara Municipal se coloca aqui, presente, para poder contribuir", afirmou Andrey Azeredo, que parabenizou Agenor Mariano e Henrique Alves pelos trabalhos relativos ao PDG.
O presidente do Legislativo Municipal ainda ressaltou que "a partir de dezembro, quando for encaminhado à Câmara o projeto de lei com as alterações do Plano Diretor, que servirá para formatar a nova Lei Complementar 171, aquela Casa discutirá com a sociedade de forma transparente e inclusiva, sugerindo e votando as alterações que forem necessárias. Queremos construir, a várias mãos, desde já, a Goiânia do futuro, moderna e acolhedora para todos." Andrey Azeredo ainda acrescentou: "essa plataforma digital é uma ferramenta ousada, moderna e indispensável. A tecnologia está aí para ser incorporada às gestões públicas para facilitar a vida das pessoas, aprimorar a administração e democratizar as decisões."