Vereadores pedem a reitor permanência de funcionários temporários da UEG
Requerimento aprovado na sessão de hoje da Câmara (21), de autoria do vereador Denício Trindade, SDD, pede ao reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ivano Alessandro Devilla, a propositura de um termo de conduta com o Poder Judiciário com a finalidade de garantir a permanência dos professores e cargos administrativos da instituição. O documento foi assinado por 33 dos 35 vereadores presentes na sessão e será agora encaminhado ao reitor da UEG.
Denício defende a continuidade dos contratos desses servidores, "mas oferecendo como contrapartida a realização de concurso público e o chamamento dos aprovados durante o período vigente do contrato". Segundo ele, a UEG já demonstrou ser uma das maiores instituições do ensino do país.
"Entretanto", enfatizou, "a maior preocupação ali é a demissão dos funcionários temporários. Os números assustam, ou seja, cerca de 1.490 funcionários, entre os quais 700 professores e 790 técnicos administrativos poderão ser demitidos, o que comprometeria profundamente o funcionamento do campus de todo Estado, como o de Uruaçu, por exemplo, que teve biblioteca fechada em decorrências das demissões".
O vereador finaliza seu requerimento, ressaltando a importância da manutenção dos servidores. "Um ato que não prejudica a formação acadêmica dos mesmos, Daí a necessidade de manter tais contratos, evitando, assim, que grandes prejuízos ocorram durante esse período", concluiu Denício.