Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores, prefeito Maguito Vilela e vice-prefeito Rogério Cruz tomam posse

Vereadores, prefeito Maguito Vilela e vice-prefeito Rogério Cruz tomam posse

por Guilherme Machado publicado 01/01/2021 21h35, última modificação 01/01/2021 21h52

Os vereadores eleitos no pleito municipal de 2020 tomaram posse para a 19ª Legislatura, que se inicia nesta sexta (1º) até o dia 31 de dezembro de 2024. Também foram empossados o prefeito Maguito Vilela (MDB) e o vice-prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A cerimônia foi realizada à tarde no auditório do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus 2 da UFG.

O espaço com capacidade para até 4 mil pessoas recebeu 400 convidados seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, com cadeiras posicionadas afastadas umas das outras, e o uso obrigatório de máscara.

O evento foi presidido pelo vereador mais votado, Isaías Ribeiro (Republicanos). Fizeram parte da mesa da cerimônia também o secretário municipal de Governo, Paulo Ortegal, representando o ex-prefeito Iris Rezende; o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil; o desembargador Welington Luis Peixoto, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região; o presidente do diretório regional e 3º vice-presidente nacional do MDB, Daniel Vilela, que é filho do prefeito eleito Maguito Vilela; os ex-presidentes da Câmara Municipal de Goiânia, GCM Romário Policarpo (Patriota) e Anselmo Pereira (MDB), que discursou em nome de todos os vereadores empossados. Também compuseram a mesa como 1º e 2º secretários os vereadores Sargento Novandir (Republicanos) e Luciula do Recanto (PSD), sendo eles o segundo e a terceira mais votada nas últimas eleições municipais.

Em seu discurso, Anselmo Pereira, que foi presidente da Câmara entre os anos de 2015 e 2016 e começa hoje seu nono mandato consecutivo como vereador, disse que, nesta nova legislatura, é preciso “buscar princípios e conceitos fundamentais para a plena atuação do Legislativo, tais como o respeito integral às diferenças, o debate em elevado nível, o ofício rigoroso da fiscalização dos atos do Executivo e o exercício da mais profunda harmonia entre todos os poderes”. “Como representantes da sociedade, devemos reafirmar com todas as letras a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, compreendendo-se o que é imprescindível para que todos tenham acesso às garantias básicas que tornem a vida de cada um de nós goianienses mais digna. Isso implica no respeito às liberdades civis e na supremacia dos direitos humanos, cabendo à Câmara Municipal de Goiânia a mediação de conflitos que possam proporcionar a governabilidade, o bem-estar, a prosperidade e a paz social no município de Goiânia.”

Ele desejou a plena recuperação de Maguito Vilela, que está internado desde o mês de outubro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, se recuperando da Covid-19. “Continuamos diuturnamente com as nossas orações para que se recupere o mais rápido possível, a fim de voltar ao convívio com seus familiares e amigos e para que possa exercer o mandato que a população livremente o escolheu.”

Seguindo o rito da cerimônia, os vereadores entregaram seus diplomas fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral e suas declarações de bens, fizeram o juramento perante as bandeiras do Estado e do Município, assinaram o Termo de Posse e receberam seus certificados de empossados.

Léo José (PTB) foi o único dos 35 vereadores que não compareceu, mas participou por meio de videoconferência por ter sido diagnosticado por Covid-19.

Isso foi possível graças a uma mudança no Regimento Interno da Câmara aprovada na penúltima sessão plenária de 2020, na última terça-feira (29), que autorizou todos os eleitos que estivessem com sintomas de Covid-19 ou estivesse em tratamento se recuperando da doença a tomar posse participando virtualmente do evento de hoje.

Era esperado que Maguito participasse da cerimônia por videoconferência estando no hospital, mas isso não ocorreu por recomendação médica. Toda a documentação para a posse foi enviada com antecedência e assinada digitalmente por ele.

Rogério Cruz, após assinar o Termo de Posse, agradeceu à população “pela confiança depositada” em Maguito e nele. “Hoje tenho a imensa responsabilidade de estar aqui representando o prefeito Maguito Vilela, que, graças a Deus e ao excelente trabalho dos médicos, vem se recuperando bravamente e logo estará conosco na liderança do nosso município. Já disse e repito: sou fiel soldado do prefeito Maguito e juntos cumpriremos nossa missão em retribuição à confiança de nossos cidadãos para fazermos uma Goiânia cada dia melhor.”

Com as posses efetuadas, será dada a entrada no pedido de licença médica de Maguito que ficará em vigor até que ele se recupere. De hoje até lá, Rogério Cruz seguirá no comando da Prefeitura.

Ao final da cerimônia, Isaías Ribeiro convocou a todos os vereadores que se dirigissem à sede da Câmara Municipal de Goiânia para a eleição da nova Mesa Diretora, que atuará no primeiro biênio desta legislatura, e para escolha dos vereadores que comporão as comissões permanentes da Casa.

Conheça o perfil e os compromissos de todos os 35 novos vereadores