Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores querem ouvir Saneago sobre Plano de Racionamento de água para Goiânia

Vereadores querem ouvir Saneago sobre Plano de Racionamento de água para Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 13/08/2019 19h16, última modificação 13/08/2019 19h16

A possibilidade de a Saneago implantar um plano de racionamento de água em Goiânia levaram os vereadores Álvaro da Universo e  Gustavo Cruvinel, ambos do PV, a manifestarem na sessão de hoje (13)a preocupação com o problema, bem como solicitar à empresa explicações sobre as medidas preventivas e corretivas que serão tomadas nos próximos dias. 

Álvaro da Universo, por exemplo, apresentou um requerimento convidando o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, e presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Eurípedes Barsanulfo da Fonseca, para comparecerem à Câmara e prestar esclarecimentos sobre o plano de racionamento apresentado pela empresa concessionária.

O vereador justifica seu pedido lembrando que "existe uma redução da média de vazão na captação da Saneago, que estaria obrigando a empresa a tomar medidas severas para administrar os recursos hídricos do Meia Ponte, entre elas a redução de 50% das outorgas. O racionamento imporia medidas que pode prejudicar a produção e manutenção de empregos na região e penalização da população. Então, a vinda dessas autoridades à Câmara vai possibilitar um debate franco e aberto sobre o assunto".

ECONOMIZAR HOJE PARA NÃO FALTAR AMANHÃ

Por sua vez, o vereador Gustavo Cruvinel, em pronunciamento da tribuna da Câmara, manifestou sua preocupação com a atual vazão média do Meia Ponte. Segundo ele, "essa vazão está chegando à marca de 2.800 litros por segundo, o que compromete o seu aproveitamento, em volume e qualidade. É chamado nível crítico 2. E, conforme o que foi traçado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas de Goiás, vai começar nos próximos dias a redução pela metade das outorgas existentes, alcançando empresas e outros empreendimentos que vão poder captar apenas metade do que vinham tirando do rio".

Cruvinel enfatiza, porém, que a prioridade é o abastecimento das residências em Goiânia. "A última coisa desejada é o corte no fornecimento, como ocorreu a dois anos atrás. O cidadão é prioritário e precisa receber água tratada para beber, preparar alimentos, lavar roupas e cuidar da limpeza do ambiente doméstico. Portanto, toda medida restritiva gera problema. A população tem que se preparar, ou seja, economizar água, não usando esse precioso líquido para lavar calçadas e carros, por exemplo. Um desperdício e uma afronta. Temos que economizar hoje para que a água não falte amanhã", concluiu.