Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores questionam Secretário de Governo do Município

Vereadores questionam Secretário de Governo do Município

por silvana — publicado 26/09/2017 16h35, última modificação 26/09/2017 16h39
Vereadores questionam Secretário de Governo do Município

Foto: Alberto Maia

Samuel Almeida esteve na manhã de hoje, 26/09, na Câmara, atendendo convocação do vereador Jorge Kajuru (PRP) para esclarecer a suposta declaração de que “vereadores teriam preço e que em situações de crise com o Legislativo acerca de votações, bastaria chamar um a um ao seu gabinete para resolver a questão”.

Kajuru pediu que o secretário citasse os nomes dos vereadores que porventura, tivessem  exigido vantagem em troca de voto, para que a suspeita não recaísse sobre todo o Legislativo. Elias endossou a cobrança e afirmou não acreditar que houvesse extorsão por parte de nenhum vereador. Porém, quando se generaliza, atinge todo o Poder”, afirmou. Tiãozinho Porto (PROS) também questionou se algum vereador já havia pedido cargo em troca de voto a projetos de interesse do Executivo.

O secretário negou que tivesse dado declarações que pudessem ferir a reputação dos vereadores e que jamais teve intenção de denegrir a imagem de ninguém. "Se existe uma coisa que respeito é a história das pessoas e não tenho o direito de desconstruir a história de ninguém afirmou, lembrando que sua intenção é e sempre será a de conciliar. Samuel argumentou que erros de interpretação das palavras é uma coisa que pode acontecer.

Juarez Lopes defendeu o secretário afirmando que chamar os vereadores para conversar em momentos de crise faz parte da função de Secretário de Governo. Oséias Varão também elogiou “o esforço e a dedicação do secretário no desempenho de suas funções.” Já a vereadora Priscilla Tejota (PSD) disse que se tratava da “Secretaria do Desgoverno” e cobrou a Data Base do funcionalismo.

COBRANÇAS

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para fazer outros questionamentos e também mandar recados para alguns secretários que, segundo eles, não têm atendido os pleitos do Legislativo. Uma das mais criticadas foi a Secretária de Saúde, Fátima Mrué, que tem sido alvo constante de reclamação dos vereadores quanto à sua capacidade de gestão. Vinicius Cirqueira (PROS) e Cabo Senna (PRP) também cobraram mais atenção da pasta da Saúde.

Emilson Pereira (PTN) afirmou que falta diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo, mas, não acreditava em palavras pejorativas do secretário para com os vereadores. Anselmo cobrou a criação de uma Secretaria Legislativa para evitar conflitos e melhorar a relação entre os dois poderes. Lucas Kitão (PSL) indagou por que o prefeito ainda não tem um líder na Casa. Carlin Café (PPS) sugeriu que o secretário venha mais vezes à Câmara e o vereador Delegado Eduardo Prado (PV) questionou se havia recomendação para não atender determinados vereadores.

Samuel afirmou que a determinação do prefeito Iris Rezende é atender a Câmara como um todo. “O Legislativo deve ser respeitado por todos os secretários. É dever e obrigação atender e, qualquer um que desrespeitar esta determinação poderá ser “disciplinado. As demandas dos vereadores devem ser atendidas com imparcialidade no tratamento, esta é a determinação, afirmou o secretário prometendo buscar um melhor relacionamento entre as partes. Quanto à liderança, o secretário alegou dificuldades por parte do Executivo, de escolher, devido à grande pluralidade de partidos da base.

O presidente Andrey Azeredo (PMDB) agradeceu a presença do secretário e o conclamou a “estar mais próximo da Câmara”. Samuel afirmou que "sempre que necessário, sempre que convidado ou convocado se fará presente porque respeita o Poder Legislativo. Me sinto muito à vontade para atender ao chamado porque o Legislativo tem o poder e o dever de fiscalizar a Administração Pública”.