Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores realizam primeira audiência pública, com participação popular, sobre Projeto Centraliza

por Edição de notícias publicado 10/06/2024 15h50, última modificação 10/06/2024 17h26
Audiência promovida por Aava Santiago, Fabrício Rosa e Paulo Magalhães marca início da participação popular no debate sobre requalificação do Centro de Goiânia

Nesta segunda-feira (10), às 18h30, o Mercado da 74 será palco da primeira audiência pública sobre o Projeto Centraliza, intitulado "Centraliza para o Povo!". Esta audiência histórica, proposta pelos vereadores Aava Santiago (PSDB), Fabrício Rosa (PT) e Paulo Magalhães (União Brasil), representa um marco na mobilização dos movimentos populares para discutir a requalificação do centro de Goiânia. O evento enfatiza a ausência de participação popular na concepção do projeto até então e busca envolver diretamente os cidadãos mais afetados, incluindo pessoas em situação de rua, comerciantes informais e ambulantes do Centro.

A audiência reunirá representantes de diversas instituições e entidades – como Iphan/GO, CAU/GO e Crea/GO, de movimentos populares urbanos, além de membros do Executivo e do Legislativo municipais e estaduais. O objetivo é promover um debate inclusivo e transparente, trazendo à tona preocupações e necessidades da população local, muitas vezes negligenciada em discussões sobre políticas urbanas.

Os parlamentares destacam que nunca se posicionaram contra a requalificação ou qualquer outra iniciativa que tenha o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem vive ou trabalha no Centro, mas defendem que o debate precisa ser ampliado e ultrapassar as barreiras dos escritórios de incorporadoras imobiliárias. "A ausência de estudos de impacto de vizinhança e de trânsito no Projeto Centraliza é uma falha grave que pode gerar um ônus insustentável para a administração pública", afirma Aava Santiago. "É fundamental que esse debate inclua as vozes dos cidadãos que vivem e trabalham no Centro, garantindo que o projeto atenda às suas reais necessidades", acrescenta.

Segundo Fabrício Rosa, a audiência contribuirá para a democratização do processo de requalificação urbana. "Esta é a primeira oportunidade que a população terá para se expressar e para influenciar diretamente o desenvolvimento do projeto. Estamos aqui para garantir que o Centro de Goiânia seja requalificado de forma justa e inclusiva. Precisa ser um debate de verdade, ampliado e que envolva todos os interessados, e não uma reunião com foco apenas no desenvolvimento econômico, sem ao menos considerar os aspectos humano e ambiental", argumenta.

De acordo com Paulo Magalhães, a participação popular no debate será crucial. "Os movimentos populares têm papel fundamental na construção de uma cidade mais justa e equitativa. Teremos a presença de representantes de órgãos técnicos e de comerciantes, para que todos possam, num mesmo ambiente, discutir a melhor forma de melhorarmos a vida no bairro. O Centro é da cidade, é do povo que vive na cidade. Ouvir o povo é colocar a democracia em prática. Com certeza, a audiência pública "Centraliza para o Povo!" será um marco na história da cidade, reforçando a importância da participação cidadã nas decisões que impactam diretamente suas vidas e seu ambiente urbano", afirma.

Serviço:

Audiência Pública "Centraliza para o Povo!"
Data: 10 de junho (segunda-feira)
Local: Mercado da 74 – Centro de Goiânia

Proponentes:

Vereadora Aava Santiago (PSDB)
Vereador Fabrício Rosa (PT)
Vereador Paulo Magalhães (União Brasil)

Convidados:

Representantes do Iphan/GO, do CAU/GO, do Crea/GO, entre outras instituições;
Representantes de movimentos populares urbanos;
Comerciantes informais;
Membros do Executivo e do Legislativo municipais e estaduais.

*Com informações das assessorias de comunicação dos vereadores