Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores requerem criação do Fundo Municipal do Transporte

Vereadores requerem criação do Fundo Municipal do Transporte

por Quezia de Alcântara publicado 08/08/2017 11h20, última modificação 08/08/2017 14h35

Clécio Alves (PMDB), que preside a Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Transporte Coletivo, apresentou na sessão de hoje, 8, requerimentos  aos governos estadual e municipal solicitando a criação de um Fundo Municipal do Transporte. Ele obteve o apoio de 33 vereadores que assinaram o documento.

Os vereadores que compõem a CEI  estiveram nesta segunda-feira,7, no Palácio das Esmeraldas em audiência com o governador Marconi Perillo, ocasião em que surgiu a ideia. “Estivemos com o governador buscando unir forças de forma a encontrar saídas e soluções, até por que, para se resolver o problema da qualidade do transporte, é preciso contar com o apoio do governo do Estado, da prefeitura de Goiânia, dos vereadores e prefeituras da região metropolitana. Por melhor que seja a proposta, se todos não falarem a mesma linguagem, nenhum projeto vai pra frente. Estamos confiantes nesta parceria com o Estado. O Fundo Municipal do Transporte vem para fazer a diferença.”, diz o vereador Clécio Alves.

Na ocasião, além de Clécio Alves (PMDB), estiveram presentes Anselmo Pereira (PSDB), Vinicius Cirqueira (PROS), GCM Policarpo (PTC), Juarez Lopes (PRTB). Os parlamentares foram em busca de apoio junto ao Estado para algumas medidas que deverão ser propostas dentro da CEI. Entre as sugestões para a melhoria da qualidade do transporte coletivo está o subsídio do poder público e a criação de um Fundo Municipal, que tenha a capacidade de subsidiar o transporte e, com ele, será possível financiar os investimentos em infraestrutura do transporte e ajudar na tarifa para os usuários.

Os meios para arrecadação apresentados pela comissão seria por meio da destinação de um percentual do IPVA, dos valores arrecadados com a regularização do Uber e com a criação de parquímetros, que seria a criação de vagas de estacionamentos pagas (parquímetros) com um percentual das receitas destinadas ao fundo do transporte urbano.

O relator da CEI, vereador Anselmo Pereira também apresentou proposta relevante sobre a segurança nos terminais e dentro dos ônibus, criando assim um batalhão militar para o transporte metropolitano, sugestão esta que foi prontamente acatada pelo governador. (Da Assessoria de Comunicação do vereador).