Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores são convidados a acompanhar trabalho da RMC

Vereadores são convidados a acompanhar trabalho da RMC

por silvana — publicado 05/10/2017 14h11, última modificação 05/10/2017 14h11
Vereadores são convidados a acompanhar trabalho da RMC

Foto: Alberto Maia

A  pedido do vereador Gustavo Cruvinel (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, da Casa, a Tribuna Livre da Câmara na manhã de hoje, 05/10,  foi disponibilizada à representante local da Agência Executora do “Projeto Redes de Monitoramento Cidadão (RMC) Pollyana de Freitas. Ela explicou aos vereadores que o projeto resulta de Acordo de Cooperação Financeira com o Fundo Socioambiental da Caixa Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento- Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (BID-CES).

A iniciativa de promoção do monitoramento cidadão se insere no programa CES, criado em 2010 pelo BID, que tem por objetivo ajudar os governos de cidades médias da América Latina e Caribe, na identificação de problemas críticos da sustentabilidade urbana, propondo soluções a partir de prioridades definidas nos Planos de Ação Sustentável de cada cidade. Participam do programa CES, 77 cidades da América Latina e Caribe, sendo seis brasileiras; Florianópolis-SC; João Pessoa-PB; Goiânia-GO; Vitória-ES; Palmas –TO e Três lagoas- MS.

Segundo informou Pollyana, a Rede de Monitoramento de Goiânia,foi fundada em 30 de Março deste ano e é uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. A Rede conta com a participação de instituições da sociedade civil, setor produtivo e universidades.

Pollyana convidou os vereadores a acompanharem o trabalho da Rede que no momento realiza uma pesquisa de opinião pública, em Goiânia,  com o objetivo de entender como os moradores percebem o avanço, ou não, do desenvolvimento sustentável da cidade e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro do lugar onde moram. Os resultados serão disponibilizados em plataforma virtual e apresentados em evento público no dia 07/12.