Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Campanha pela vida de Amanda ganha adesão de vereadores

Campanha pela vida de Amanda ganha adesão de vereadores

por silvana — publicado 22/06/2017 14h10, última modificação 22/06/2017 14h13

Por iniciativa do vereador Vinicius Cirqueira (PROS) a Tribuna Livre da Câmara desta quinta-feira, 22,  foi disponibilizada à senhora Bruna de Fátima da Silva, mãe de Amanda Victoria Brusda, criança de apenas oito meses de idade que se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital IGOPE, na Capital, em razão de uma doença rara denominada AME- Atrofia Muscular Espinhal.

Segundo Bruna, em Goiás existe dois casos com o de Amanda e em todo o Brasil, 300 crianças foram diagnosticadas com a doença e nenhuma conseguiu ajuda do Ministério da Saúde, através de Mandados de Segurança impetrados. Existe remédio para a doença,  mas  o remédio é importado e o tratamento tem um custo muito elevado, cerca de R$ 3 milhões.

“É por isso que estou aqui hoje, uma mãe desesperada em busca de alivio para o sofrimento da filha. O pai de Amanda morreu antes do seu nascimento, a minha família não tem como ajudar,  estou lutando contando apenas com a colaboração de voluntários que distribuem panfletos em campanha de arrecadação de fundos para custear o tratamento”, desabafou Bruna emocionada.

Os vereadores se compadeceram da situação da mãe de Amanda e prometeram colaborar com a Campanha e efetivar ações na busca de ajuda de órgãos governamentais. Priscila Tejota (PSD) afirmou que levará o problema à Primeira Dama do estado e presidente da OVG, Valéria Perillo.  Anselmo Pereira (PSDB) disse que levará o pleito até o governador Marconi Perillo e prometeu pedir ao senador Wilder Morais, que marque uma audiência, de uma comissão de vereadores com o Ministro da Justiça para tratar do assunto.

Já o vereador Jorge Kajuru (PRP) sugeriu que seja mobilizado o meio artístico e  imprensa e colocou suas redes sociais à disposição, assim como o vereador Alysson Lima (PRB). Vários outros vereadores se manifestaram e hipotecaram apoio à Bruna na luta pela vida da pequena Amanda.   Paulo Magalhães propôs união entre a Prefeitura e o Estado e também sugeriu pedir contribuição aos realizadores do evento “Vila Mix” que acontece anualmente em Goiânia, “com grande  público e arrecadação”.

POMBOS

Também fez uso da Tribuna Livre , Catarina Cavalcante, moradora do Residencial João Paulo II  para falar sobre o problema de infestação de pombos no local e em várias outras residências do bairro.  Através do telão, Catarina expôs a situação  que ela e vários outros vizinhos do Residencial vêm enfrentando com a contaminação de ácaros dos pombos (piolhos).

“Vivemos um drama”, afirmou a dona de casa que teve que se mudar após queimar todos os móveis de madeira, tapetes, cortinas e roupas de cama, depois de  tentar inutilmente resolver o problema com dezenas de dedetizações inclusive do serviço de Zoonoses do Município. Hoje estamos morando “de favor” porque o telhado da casa teve que ser retirado na tentativa de acabar com a proliferação dos ácaros.

“Trata-se de um problema de saúde pública, a proliferação destas aves, cujas penas e fezes  causam inúmeras doenças. O que queremos desta Casa, é a revisão da lei que protege os pombos, pois estes já se tornaram uma verdadeira praga urbana em Goiânia”, desabafou.Os vereadores entendem que este é um “problema seríssimo  que afeta toda a cidade e requer medidas urgentes”como afirmou Cristina Lopes (PSDB). Na presidência da Mesa no momento, o vereador Vinicius Cirqueira (PROS) prometeu fazer um levantamento das leis para saber que caminho adotar para resolver o problema.