Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores suspendem sessão de amanhã,18, para participarem da reunião da CDTC

Vereadores suspendem sessão de amanhã,18, para participarem da reunião da CDTC

por silvana — publicado 17/05/2017 14h47, última modificação 17/05/2017 14h47

A sessão desta quinta-feira,18, da Câmara será suspensa para que os vereadores possam participar da reunião da CDTC-  Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo que acontecerá às 9h na sede da Associação Comercial e Industrial da Aparecida de Goiânia, para discutir o aumento da tarifa do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia.

O pedido de suspensão foi feito via requerimento, pelo vereador Clécio Alves (PMDB) apresentado e  aprovado na sessão desta quarta-feira,17, por unanimidade dos vereadores presentes. O parlamentar defendeu que “esta Casa, como legítima representante do povo de Goiânia, através dos mandatos outorgados pela população, não pode se furtar a estar presente numa reunião da importância desta, que estará definindo a elevação da tarifa dos ônibus. Este fato  atinge a já minguada bolsa dos usuários do transporte público, a classe mais carente da sociedade”, alega o parlamentar.

Clécio Alves além de presidir a CEI  do Transporte Coletivo, que investiga e busca a melhoria da qualidade do serviço prestado à população, é também o representante da Câmara na CDTC, cargo este, conquistado na sua gestão à frente do Legislativo Goianiense. Antes, a Casa não tinha participação nas decisões do conselho que é responsável por discutir questões referentes ao transporte na região metropolitana da Capital.

O parlamentar pediu ainda que a reunião seja transmitida pela TV Câmara, “para que a população usuária, que é quem realmente sustenta o sistema de transporte coletivo público,  possa assistir o desenrolar das discussões e tomar conhecimento de todas as decisões tomadas pela Câmara Deliberativa, inclusive acompanhando o voto de cada um dos representantes.”O vereador Anselmo Pereira (PSDB) sugeriu ainda que Clécio seja acompanhado pela Procuradoria da Câmara  para  dirimir dúvidas quanto a questões de cunho jurídico .

VISTA

Já o vereador Jorge kajuru (PRP) teve aprovado também na sessão desta quarta-feira, 17, requerimento que recomenda ao representante da Casa na CDTC, vereador Clécio Alves pedir “vista” do processo de aumento da tarifa do transporte coletivo. A medida permite a quem pede, um prazo para se conhecer melhor a proposta e,  se for concedida,  consequentemente adiará a votação do processo de aumento da tarifa.

Kajuru alega que “o pedido de “vista é fundamental e essencial para que o Legislativo examine e conheça os critérios adotados para justificar a elevação do preço da passagem do transporte coletivo, em especial, nas questões de interesse do município, a exemplo do ISSQN devido pelas empresas de ônibus, da quilometragem percorrida pelos veículos e o tamanho da frota que serve ao sistema  ou seja, queremos saber qual a real participação do município de Goiânia na rede metropolitana, em termos absolutos e relativos.