Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores tem aprovados na CCJ projetos para escolas

Vereadores tem aprovados na CCJ projetos para escolas

por Quezia de Alcântara publicado 29/11/2018 09h20, última modificação 03/12/2018 09h32

Foram aprovados na Comissão de Constituição e Justiça três matérias que beneficiam a área educacional do Município. De autoria do vereador Anselmo Pereira (PSDB) projeto que obriga a presença de um psicólogo a cada 200 alunos em escolas da rede pública de ensino fundamental recebeu unanimidade dos membros da comissão.

A proposta se trata de emenda à Lei 9.808/2016 que instituiu o Serviço de Assistência Psicológica ao Estudante na rede pública.

“Os problemas sociais frequentes no mundo moderno prejudicam sensivelmente o aprendizado das crianças e jovens que poderão contar com a colaboração desses profissionais para amenizar os problemas”, justificou Anselmo.

De iniciativa do vereador Eduardo Prado (PV) outro projeto visa incluir as práticas restaurativas para resolução de conflitos no ambiente escolar. “As escolas solucionam os conflitos hoje, por meio de sanções e punições, que é uma resposta arcaica a qual gera impactos negativos no desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens”, explica o parlamentar.

Outro aspecto apontado por Prado é que a prática restaurativa visa “a reparação das relações afetadas pois traz para o centro a vítima, o ofensor e a comunidade na busca de um consenso quanto à forma de lidar com situações presentes e prevenir futuras”.

A terceira matéria tem como objetivo incluir o jogo de xadrez no currículo das escolas públicas, filantrópicas e privadas em Goiânia e é de iniciativa do vereador Emilson Pereira (Podemos).

“Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive apresentamos o jogo de xadrez como complemento à educação escolar”, justificou o parlamentar, ressaltando que “espera que com a prática constante dessa modalidade as escolas possam dar ao aluno condições de melhorar seu desempenho nas demais disciplinas, raciocínio mais rápido e cálculo preciso, além de estímulo à imaginação e criatividade, sendo instrumento de suporte pedagógico às demais matérias”.