Vereadores visitam centro de zoonoses de Goiânia
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal visitou nesta segunda-feira (24) a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Goiânia.
A visita foi uma iniciativa do vereador Elias Vaz (PSB). Também estavam presentes os vereadores Carlin Café (PPS), Gustavo Cruvinel (PV), Priscilla Tejota (PSD), Sabrina Garcez (PMB) e Zander Fábio (PEN), além de representantes de ONGs que resgatam animais. O diretor do centro, Gildo Felipe de Paula, mostrou a eles as instalações, as baias com os animais e explicou as atribuições da Zoonose.
Os vereadores constataram que a instituição tem uma grande carência de recursos financeiros e estruturais. O dinheiro para os medicamentos dos animais, que é enviado pelo SUS à Prefeitura de Goiânia, não está sendo repassado. Animais acabam morrendo por não receberam remédios, mas o trabalho de controle epidemiológico de raiva, zika e chikungunya, escorpiões e ratos está sendo feito.
Segundo o veterinário Bruno, funcionário da Zoonose, os cuidados com o bem-estar animal, como castração, controle populacional e política de adoção, foram designados à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que não está cumprindo estas funções.
A próxima visita da Frente será na Amma. Os vereadores disseram vão investigar o que está ocorrendo e exigir que sejam tomadas providências para resolver os problemas relatados.
Com informações da assessoria de imprensa da vereador Priscilla Tejota